segunda-feira, 25 de março de 2024

Jericoacoara - o cartão-postal engolido aos poucos pelo mar

A foto mostra o local antes ocupado pela Duna do Pôr do Sol - Crédito: O Globo

O título acima destaca matéria de página inteira publicada no dia 17 de março de 2024 no jornal O Globo, mostrando a realidade de Jericoacoara, a praia mais bonita e cobiçada do Ceará. O texto menciona o “Sumiço da Duna do Pôr do Sol em Jericoacoara” e o aponta como prenúncio de fenômeno que pode fazer a vila cearense ser tomada pelas águas. O motivo apresentado é a expansão do núcleo urbano, que interferiu em ciclo natural de renovação dos montes de areia

O titular da fonte (matéria) que chegou aos meios de comunicação é o ex-secretário de Turismo do Ceará, Allan Aguiar, que comenta “o drama de Jeri, após anos de descaso dos governos no que tange a gestão do Parque Nacional. Ceará e Brasil podem assistir a força da natureza ser impiedosa com a incompetência e a zorra ambiental permitida”. 

Para Allan Aguiar, “talvez a concessão pública do Parque Nacional de Jericoacoara, recentemente acontecida, tenha sido tarde demais para salvar o paraíso, o turismo e os empregos da região. Rezemos e trabalhemos para a sustentabilidade e melhor manejo ambiental de Jeri”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário