sexta-feira, 8 de maio de 2015

Fluxo de turistas estrangeiros no Ceará cresce 30%


Saindo ou chegando, é intensa a movimentação no Aeroporto Pinto Martins
A movimentação de turistas estrangeiros pelo Aeroporto Internacional Pinto Martins e pelos terminais de passageiros marítimos (Mucuripe e Pecém) cresceu 30% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. O levantamento foi realizado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) e engloba os meses de janeiro, fevereiro e março.

Considerando apenas o aeroporto, o crescimento foi 24%. O número de passageiros de voos regulares teve crescimento de 23,4% e representa 88,1% de toda movimentação aérea, contra apenas 11,9% de turistas que vieram via voos charter. Fortaleza conta hoje com voos diretos da Argentina, Alemanha, Colômbia, Cabo Verde, Estados Unidos, Itália e Portugal, que representam 52% do total de visitantes. O restante dos estrangeiros chega por outros portões como São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife e Natal.

Já nos terminais de passageiros marítimos dos portos do Mucuripe e do Pecém, o crescimento foi de 103,5%. De acordo com a Companhia Docas do Ceará, somente no período analisado, já chegaram quatro cruzeiros marítimos à capital cearense. Eram previstos seis, mas dois deles não conseguiram chegar por más condições de tempo e maré. Até o fim do ano, outros quatro grandes cruzeiros estão programados para chegar a Fortaleza.

CRUZEIROS - Além disso, a Cruise Lines International Association (Clia) tem planos de criar dois novos pacotes de cruzeiros pelo Nordeste. Um deles sairia de Santos a Fortaleza, parando pelas capitais nordestinas. O retorno dera de avião. O segundo iria de Salvador a Fortaleza. Os dois teriam duração de sete noites. O plano foi apresentado ao titular da Setur, Arialdo Pinho, que terá reunião neste mês com a Clia para iniciar a negociação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário