sexta-feira, 10 de julho de 2015

CS Eventos faz reunião e discute Agenda Setorial

Enid Câmara, Carlos Ferrentini, Rafael Bezerra e convidados
Na manhã desta sexta-feira (10), na sede Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), a Câmara Setorial de Eventos reuniu seus integrantes e convidados em mais uma reunião mensal, sob o comando da presidente Enid Câmara. A CS Eventos é uma unidade setorial da Adece, que tem como objetivo discutir questões relacionadas ao setor de eventos e conquistar espaço para galgar o desenvolvimento.

Rafael Bezerra, Régis Medeiros e Enid Câmara FOTOS: Edgony Bezerra
Enid Câmara abriu os trabalhos apresentando o novo diretor de Desenvolvimento Setorial da Adece, Carlos Ferrentini, que prometeu se engajar para transformar as Câmaras Setoriais em propostas objetivas, levar pleitos ao governador Camilo Santana e “brigar” por resultados positivos. Enid falou da falta de patrocínio para muitas ações, dos gargalos que dificultam a realização dos eventos e da necessidade de integração entre os setores público e privado.

Manoel Cardoso, Rafael Bezerra e Enid Câmara
A agenda que vem sendo discutida apresenta sete eixos e seus desdobramentos de ação: Desenvolvimento Econômico, Capacitação, Atração e Desenvolvimento, Incentivos Fiscais e Tributários, Inovação, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Capacitação da Cadeia, Infraestrutura e Logística.

Em cada eixo são apresentadas questões como elaboração de uma política de apoio aos eventos, incluir o setor de eventos nos editais de inovação e tecnologia da Funcap/BNB, construção de um centro de congressos, realizar cursos e eventos demandados em parceria com o Senac/Sebrae e mobilidade urbana e os impactos dos grandes eventos.

Rafael Bezerra, Enid Câmara e Carlos Ferrentini
Problemas que surgem no dia a dia de um evento foram bastante discutidos, como a necessidade de salas menores, considerando que as salas do Centro de Eventos do Ceará são para 300 pessoas e não são funcionais para eventos que precisam de salas para 100 pessoas. Divisórias elevam os custos e dificultam a negociação com os promotores dos eventos. O item mobilidade urbana é outro ponto em discussão, tanto pela falta de estrutura da cidade como pelas dificuldades criadas por órgãos do próprio Estado e da Prefeitura.

CAPTAÇÃO – O presidente do Fortaleza Convention & Visitors Bureau, Régis Medeiros, informou que os Estados do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia passam por dificuldades e reformas de seus centros de eventos, o que torna a posição do Ceará favorável pela sua disponibilidade de um grande e moderno equipamento. Régis lembrou que a equipe do FC&VB é pequena para captar eventos e ressaltou a participação do grupo comercial para esta ação, formado por pessoas dos estabelecimentos associados. Outra boa contribuição é a parceria da TAM, que cede alguns bilhetes para viagens de captação de eventos.

Presente à reunião, o presidente do Sindihotéis, Manoel Cardoso Linhares, destacou sua preocupação com a crise econômica, disse que o setor de eventos precisa ser valorizado, pois emprega 3 milhões e 500 mil pessoas em todo o Brasil. Cardoso elogiou a
união do trade no Ceará e disse que “isto não acontece em outros Estados. Vamos trabalhar de mãos dadas”. A reunião contou com representantes de vários órgãos e entidades: Abav, Abeoc, Prática Eventos, BNB, Senac, Adece, associações dos turismólogos e dos guias de turismo e outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário