quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Jericoacoara tem nova imagem


Quando iniciei este blog, em janeiro último, minha primeira postagem foi sobre o descaso em Jericoacoara, que aos poucos vai entrando para o mapa da violência. Em dezembro, ocorreu o assassinato de uma turista italiana, fato lamentável e até hoje sem pista do criminoso. Passados sete meses, a famosa Jeri volta à página policial com o registro de assalto a um grupo de turistas em visita ao seu símbolo maior: a Pedra Furada (foto).

Jeri é um presente da natureza ao Estado do Ceará, que não está atento ao seu valor, sua beleza, seu diferencial. De nada adianta ser uma das 10 praias mais bonitas do mundo se o lugar não oferece segurança. Inúmeras vezes Jeri foi citada como paraíso, e a imagem que se tem de paraíso é um lugar bonito e tranqüilo, que você possa curti-lo sem preocupação.

Como vivenciar essa bela praia sem se entregar por inteiro à sua beleza: o pôr do sol, o mar calmo, o vento embalando os coqueiros, e as caminhadas sem destino em busca do desconhecido. Esta é a Jeri que eu conheço e a quero para sempre assim.

Como pensar em polícia num lugar de tanto encantamento? Como aceitar que a insegurança acarreta esta necessidade não suprida? Como ficar tranquilo pensando em ser assaltado e não ter acesso fácil para registrar um boletim de ocorrência? Dependendo do dia, o registro pode ser feito a 80 quilômetros. Isto é inviável e desagradável para quem está de férias em busca de felicidade, alegria e paz num lugar de inconfundível beleza. Salvemos Jericoacoara! Violência não se combate com o silêncio das autoridades e as mentiras da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário