terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Festa da Uva com proposta de encantamento

Rainha e princesas, símbolos da Festa da Uva
Com o tema “Imagens e Horizontes”, será realizada a 31ª Festa Nacional da Uva, de 18 de fevereiro a 6 de março, no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos, em Caxias do Sul.  Neste período serão realizados oito desfiles cênicos, pelas ruas da cidade, especialmente preparados para os 140 anos da imigração italiana, comemorados em 2015, e para destacar a uva, o motivo principal do evento.

Nos desfiles, a envolvente música italiana, a tradição e a alegria irão às ruas com muitas cores e dois mil figurantes, a pé ou em carros alegóricos. Outro ponto alto na programação, que terá a presença de artistas bem populares, é o espetáculo Som e Luz, todas as noites.  Trata-se de um espetáculo revivendo a saga do povo italiano, que encontrou nas terras de Caxias do Sul um novo horizonte e muitos motivos para recomeçar. A encenação acontecerá nas réplicas de Caxias do Sul 1885.

Este ano, a Festa da Uva conta com muitas novidades. Uma das que mais chama a atenção é a mudança no formato do desfile, que será semelhante a um espetáculo, permitindo que o público se sinta em um teatro. A ideia de um desfile diferente em termos de cenografia e música surgiu com a concepção do tema. Para isso, a organização iniciou uma pesquisa no acervo do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, que possui mais de 200 mil fotografias. Em cima desse material foram embasadas a cenografia, os carros e os figurinos.

O roteiro é escrito pelo jornalista Nivaldo Pereira, com a colaboração da historiadora Tânia Tonet. “A ideia é que seja uma ópera urbana, contada com os artistas sempre em movimento, e esse é um desafio grande, cenicamente falando, porque é uma peça de teatro. Os artistas estarão caminhando ao lado dos carros, enquanto a música estará sendo executada pelo Coro e pela Orquestra Municipal no palco”, ressalta a diretora de Cultura e Desfile da Festa da Uva e secretária da Cultura de Caxias do Sul, Rúbia Frizzo.

Os desfiles fazem parte da programação da Festa da Uva
Serão cerca de 200 músicos e cantores. A história será contada em movimento e sem falas, apenas com trilha, sonoplastia, carros alegóricos, figurinos e alegorias. Nesse momento não apenas a música, mas também a sonorização será aliada para marcar cada momento do roteiro, que também homenageia os fotógrafos e o Arquivo Histórico, que completa 40 anos.

O desfile começa com a saída dos imigrantes da Itália, motivados, tragicamente, pela fome. Para a diretora, o público sentirá a intensidade dessa angústia, porque a estrutura física montada da Rua Plácido de Castro permite proximidade. “O espetáculo fala dessa perda, que é triste e melancólica. E o público irá sentir de perto essa dor, como se estivesse em um teatro.

O espetáculo conta com a participação de 1,2 mil figurantes, além de bailarinos da Companhia Municipal de Dança e da Escola Preparatória de Dança de Caxias do Sul. Todos os quadros têm coreografia exclusiva, por isso os figurantes são chamados de artistas, porque eles não vão apenas caminhar na Plácido de Castro. “As cenas têm coreografia, têm sentimento, vida e cor”, destaca Rúbia.

Mais informações:
Desfile Cênico-Musical
Dias 18, 20, 21, 26, 27 e 28 de fevereiro e 05 e 06 de março, às 20h.
Duração: Uma hora e 20 minutos
Em caso de chuva: cancelado
Ingressos para as arquibancadas 
Valores: R$ 30 e R$ 15 (maior idade e estudante)
Capacidade: 3.155 pessoas
Como comprar? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário