Santiago ultrapassa Buenos Aires entre os destinos sul-americanos
Miami e
São Paulo lideraram a lista de destinos internacionais e nacionais,
respectivamente, mais acessados pelos viajantes corporativos brasileiros no ano
passado, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp). Em relação ao doméstico, a
somatória de dez cidades representa 96% do total de viagens.
Com
32%, São Paulo foi o destino que mais recebeu turistas do setor corporativo,
seguida pelo Rio de Janeiro (19%) e Brasília (10%). Na sequência, aparecem Belo
Horizonte (7%), Salvador e Curitiba (6%), Porto Alegre (5%), Recife e Campinas
(4%) e Fortaleza (3%).
Quanto
aos internacionais, os Estados Unidos ocuparam a liderança com 29%, sendo que a
cidade de Miami é o principal destino no país da América do Norte, com 16%,
seguida por Nova York (8%) e Orlando (5%). Com 10%, Santiago é o principal
destino sul-americano, superando Buenos Aires (8%). Entre os europeus, Paris
ocupa a frente com 10%, seguida por Lisboa (6%) e Madri (5%).
“Mesmo
com um câmbio desfavorável, os Estados Unidos ainda lideraram as viagens
corporativas no ano passado. Vale ressaltar que há um número expressivo de
companhias aéreas que atendem o país da América do Norte, o que resulta em uma
grande concorrência. Também sentimos que a alta do dólar provocou um aumento no
número de tarifas promocionais”, afirma Rubens Schwartzmann, presidente em
exercício do Conselho de Administração da Abracorp. “Quanto à América do Sul, a
crise econômica pela qual passou a Argentina no ano passado pode ter influenciado
na redução de turistas corporativos brasileiros”, conclui.
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