quarta-feira, 4 de maio de 2016

Hub no Nordeste: Fortaleza, Recife e Natal na disputa

Apesar da crise na economia brasileira e das mudanças no grupo, a Latam confirmou que vai escolher um aeroporto no Nordeste para ser seu centro de operações. Fortaleza, Recife e Natal seguem na disputa. O vencedor passará a receber 2 milhões de passageiros adicionais a partir de 2018 com expectativa de chegar a 3.2 milhões em 2038.
A notícia foi divulgada pelo site Melhores Destinos, que confirmou a disputa bastante acirrada, “mas no momento há um leve favoritismo para Fortaleza se de fato o aeroporto for concedido à iniciativa privada, como previsto”.
“É importante entender bem a estrutura dos aeroportos antes de tomar uma decisão importante assim. Hub é projeto para duas ou três décadas, não para dois ou três anos. É algo que precisa ser bastante estudado, porque o Nordeste, por si só, já tem um alto valor estratégico. Os hubs que temos atualmente atendem a demanda, mas ainda não são suficientes. Precisamos ter bastante certeza antes de aplicarmos algo no Nordeste”, comentou a presidente da TAM, Claudia Sender.
Entre os requisitos da Latam, estão a infraestrutura aeroportuária, a experiência do cliente e a competitividade em custos. Os aeroportos das três capitais estão dispostos a adaptações técnicas para sediar o novo hub. Em outubro, a consultoria Arup apresentou as principais conclusões do estudo estrutural, sendo que uma delas foi de que os terminais atuais foram feitos para operações ponto a ponto, fugindo da característica de um hub. Com isso, seriam necessárias adaptações para receber um centro de conexão de voos com relevância internacional.
O estudo também apontou que o hub deve movimentar 2 milhões de passageiros adicionais em 24 aeronaves simultaneamente em 2018, sendo quase 3 mil passageiros em horário de pico. Em 2038, o número de passageiros tem estimativa de chegar a 3,2 milhões, em 36 aeronaves simultaneamente, totalizando mais de 4 mil passageiros no horário de pico.
Há muitas especulações rolando sobre qual poderia ser a cidade nordestina escolhida para sediar o novo hub, mas a declaração da TAM sugere que esta novela ainda vai ganhar alguns capítulos.
Fonte: Melhores Destinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário