quarta-feira, 11 de maio de 2016

MuBE faz 21 anos em meio a arte, turismo e economia criativa

Palestra de Caio Luiz de Carvalho associa turismo e cultura durante evento promovido pelo Movimento NWM.Brasil - Em Busca de um Mundo Novo
O palestrante Caio Luiz de Carvalho

O Museu Brasileiro de Escultura comemorou a maioridade compartilhando seus espaços com o Movimento NMW-Brasil, inspirado na obra da artista plástica Beatriz de Carvalho. Durante mais de duas horas os convidados puderam assistir e interagir com o experiente e reconhecido Caio Luiz de Carvalho, que exerceu os mais altos postos do turismo nacional e hoje é diretor do canal Art1, do Grupo Bandeirantes. Na recepção, apresentação e direção do evento, o jornalista Luiz Henrique Miranda, diretor da Agência AMigo! – uma das apoiadoras do NMW.Brasil.

Caio Luiz de Carvalho, Beatriz de Carvalho e Luiz Henrique Miranda
Em tom informal, o palestrante contextualizou sua experiência de professor universitário e de profissional dedicado a difundir conceitos e práticas da economia criativa. Passou pela Inglaterra, onde a vertente é referência internacional e relatou sua experiência na empresa Indústrias Criativas, que incluiu projeto pioneiro sobre o mundo Inca, no Peru.

Ao falar de arte, turismo e desenvolvimento sustentável, Caio assegurou que “a cultura como valor econômico muda o turismo”. Para exemplificar, cita depoimento do prefeito de Barcelona quando estivera no Brasil e sobrevoara o litoral paulista: “É tudo maravilhoso, mas vocês não têm um Gaudí”, referindo-se ao legendário arquiteto catalão Antoni Gaudí.

Quando aborda o mote ‘cidades criativas e o universo criativo’, Caio sustentou que “o exercício da imaginação é que vai melhorar a vida das pessoas. As cidades são criativas por conta dos talentos de que dispõem”. Transpondo o conceito para a atividade turística, lembra que a dobradinha ‘sol e praia’ entra no rol das commodities, sem o menor diferencial. Toca na ‘economia da experiência’ e na ‘sociedade emocional’ no contexto do turismo contemporâneo.

“Ninguém mais quer ser como todo mundo. O turista dos dias de hoje quer se envolver”, em contraponto ao estereótipo do viajante contemplativo. Caio lembra também que cultura e arte é que podem melhorar os nossos destinos, como ocorreu com Barcelona, San Francisco, Praga, Paraty, Gramado e Diamantina – entre outros.

Ao relatar sua atividade atual, à frente do canal Art1, incluindo obra em que a cantora Maria Betânia declama de Clarice Lispector a JG Rosa, em ambiente multimídia digital, salienta que “no Brasil há leis de incentivo, mas não contamos com políticas de Estado voltadas para a cultura”.

Caio diz que a tendência da TV é a segmentação crescente da programação e que “estamos vivendo um período de mudanças que leva ao binômio TV + WEB. Estamos na era das multiplataformas, dedicadas a oferecer aquilo que o público quer ver”. Caio diz que o objetivo do canal Art1 “é levar arte a todos os brasileiros”. Ao final da exposição, respondeu a perguntas formuladas pelo público.

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