Palestra
de Caio Luiz de Carvalho associa turismo e cultura durante evento promovido
pelo Movimento NWM.Brasil - Em Busca de um Mundo Novo
O palestrante Caio Luiz de Carvalho |
O
Museu Brasileiro de Escultura comemorou a maioridade compartilhando seus
espaços com o Movimento NMW-Brasil, inspirado na obra da artista plástica
Beatriz de Carvalho. Durante mais de duas horas os convidados puderam assistir
e interagir com o experiente e reconhecido Caio Luiz de Carvalho, que exerceu
os mais altos postos do turismo nacional e hoje é diretor do canal Art1, do
Grupo Bandeirantes. Na recepção, apresentação e direção do evento, o jornalista
Luiz Henrique Miranda, diretor da Agência AMigo! – uma das apoiadoras do
NMW.Brasil.
Caio Luiz de Carvalho, Beatriz de Carvalho e Luiz Henrique Miranda |
Em
tom informal, o palestrante contextualizou sua experiência de professor
universitário e de profissional dedicado a difundir conceitos e práticas da
economia criativa. Passou pela Inglaterra, onde a vertente é referência
internacional e relatou sua experiência na empresa Indústrias Criativas, que
incluiu projeto pioneiro sobre o mundo Inca, no Peru.
Ao
falar de arte, turismo e desenvolvimento sustentável, Caio assegurou que “a
cultura como valor econômico muda o turismo”. Para exemplificar, cita
depoimento do prefeito de Barcelona quando estivera no Brasil e sobrevoara o
litoral paulista: “É tudo maravilhoso, mas vocês não têm um Gaudí”,
referindo-se ao legendário arquiteto catalão Antoni Gaudí.
Quando
aborda o mote ‘cidades criativas e o universo criativo’, Caio sustentou que “o
exercício da imaginação é que vai melhorar a vida das pessoas. As cidades são
criativas por conta dos talentos de que dispõem”. Transpondo o conceito para a
atividade turística, lembra que a dobradinha ‘sol e praia’ entra no rol das
commodities, sem o menor diferencial. Toca na ‘economia da experiência’ e na
‘sociedade emocional’ no contexto do turismo contemporâneo.
“Ninguém
mais quer ser como todo mundo. O turista dos dias de hoje quer se envolver”, em
contraponto ao estereótipo do viajante contemplativo. Caio lembra também que
cultura e arte é que podem melhorar os nossos destinos, como ocorreu com
Barcelona, San Francisco, Praga, Paraty, Gramado e Diamantina – entre outros.
Ao
relatar sua atividade atual, à frente do canal Art1, incluindo obra em que a
cantora Maria Betânia declama de Clarice Lispector a JG Rosa, em ambiente
multimídia digital, salienta que “no Brasil há leis de incentivo, mas não
contamos com políticas de Estado voltadas para a cultura”.
Caio
diz que a tendência da TV é a segmentação crescente da programação e que
“estamos vivendo um período de mudanças que leva ao binômio TV + WEB. Estamos
na era das multiplataformas, dedicadas a oferecer aquilo que o público quer
ver”. Caio diz que o objetivo do canal Art1 “é levar arte a todos os
brasileiros”. Ao final da exposição, respondeu a perguntas formuladas pelo
público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário