terça-feira, 16 de agosto de 2016

Região do Cariri avança para o desenvolvimento

Rio Batateira, uma das belezas preservadas no Geopark  FOTOS: Divulgação
Fortalecida com o seu potencial turístico e econômico, a região do Cariri une forças e realiza o Seminário Gestão Pública e Desenvolvimento Sustentável – Oportunidades e Potencialidades para a Região do Cariri, nos dias 17 e 18 de agosto, na Universidade Regional do Cariri (Urca), em Juazeiro do Norte. O evento abrirá o debate para discussão de temas que vão ampliar a visão do gestor, estabelecendo prioridades para superar as dificuldades e desenvolver as potencialidades da região.

A solenidade de abertura, dia 17, às 9 horas, será seguida de conferência magna sobre a “Democracia e o Estado Brasileiro”, proferida pelo conselheiro Domingos Filho, do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará. À tarde haverá painel sobre “Ética na Democracia”, seguido de palestras sobre “Projeto de Iniciativa Popular – As Medidas de Combate à Corrupção”, “Ética na Administração Pública”, “Corrupção e Controle Preventivo na Gestão Pública” e debate.

No segundo dia (18), os trabalhos começam com a palestra “Estratégias para o Desenvolvimento do Turismo na Região do Cariri”, proferida pelo secretário do Turismo do Estado do Ceará, Arialdo Pinho, das 8 às 9 horas. Outros temas serão abordados em painéis e palestras, como “Pacto de Cooperação do Cariri e a Contribuição para o Desenvolvimento Regional”, “A Concepção do G20 Semiárido e o Desenvolvimento Sustentável”, “A Macrorregião Centro Sul, Potencialidades e Gargalos”, “Apresentação do Projeto Juazeiro, uma nova visão ambiental”, “Estratégia e Sustentabilidade do Agronegócio Cearense”, “Turismo e Comércio”, “Projetos Estruturantes para o Desenvolvimento Regional”, “Apresentação do Projeto Procratur”, “O Desenvolvimento Econômico do Cariri na Perspectiva do Comércio e Turismo” e outros.

Padre Cícero se renova a cada dia na fé do povo nordestino
São promotores do seminário, a Universidade Regional do Cariri (Urca), Fundetec e Geopark Araripe, o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará, e o Instituto Future de Juventude, Promoção, Turismo, Cultura e Desenvolvimento Sustentável.

O Cariri cearense é um lugar privilegiado pela sua localização, no Sul do Ceará, fazendo divisas com três Estados: Piauí, Pernambuco e Paraíba. A região possui atrativos naturais e culturais de imensa beleza e importância, o que a torna um polo de turismo ecológico e cultural. No seu entorno estão belezas naturais como a Chapada do Araripe e sua floresta regional e o Geopark Araripe. A religiosidade se destaca na fé ao padre Cícero, e o potencial turístico e cultural se completa nos museus, sítios mitológicos e paleontológicos, projetos sociais, rica culinária e variado artesanato

GEOPARK

O Geopark Araripe é um vasto território que abrange seis cidades do interior do Ceará, mais especificamente de uma região conhecida como Cariri, onde está localizada a Chapada do Araripe. Criado em 2006, foi o primeiro Geopark das Américas. Faz parte de uma rede mundial, a Global Geopark Networks, projeto com chancela da Unesco (braço da Organização das Nações Unidas, ONU, para a educação, ciência e cultura), que identifica, sinaliza e cuida de áreas essenciais para a história da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário