segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Compras em Brusque e religiosidade em Nova Trento

Isolde, Nilton Proença, Snelius Fiúza e Edgony Bezerra em Brusque
Como acontece em todos os anos, Brusque entra na nossa agenda de viagens por um dia, para compras e encontro com amigos. Este ano não foi diferente: encontramos o casal Isolde e Nilton Proença, com quem esticamos a viagem até Nova Trento, a cidade da Santa Paulina. Na volta almoçamos no restaurante Vô João, no bairro de Águas Claras, com atrativos de restaurante fazenda, instalado numa área ampla e ecológica. A comida é variada e saborosa, servida em buffet. Recomendo o marreco, prato típico da região.

Berço da fiação catarinense, Brusque tem uma variada oferta de confecções em shoppings e casas comerciais. As compras são o seu maior atrativo, principalmente na FIP – Feira da Moda, instalada na entrada da cidade. São Mais de 200 lojas em um único espaço, com ofertas de produtos do setor têxtil da região – modas feminina, masculina, infantil, calçados, acessórios e cama, mesa e banho. Os preços são atraentes.

Centro de Promoções Maria Celina, local de realização da Fenarreco
O parque fabril e comercial dá aos moradores uma boa qualidade de vida, percebida facilmente na organização da cidade, que preserva a herança europeia implantada pelos imigrantes alemães, italianos e poloneses. Os costumes estão presentes na arquitetura e na gastronomia, que tem como prato principal o marreco, ave saborosa que dá nome a um grande evento no mês de outubro – Festival Nacional do Marreco (Fenarreco). O evento acontece no Centro de Promoções Maria Celina Vidotto Imhof, com muitas atrações musicais.

Santuário de Nossa Senhora de Azambuja, em Brusque
A religiosidade se fortalece no mês de agosto, com a festa de Nossa Senhora de Azambuja, no bairro do mesmo nome, realizada há mais de 100 anos. Fé e devoção atraem romeiros de todo o Brasil. A devoção é originária de Caravaggio, norte da Itália, trazida para Brusque pelos imigrantes italianos que ali se firmaram, em 1875. O público estimado é de 40 mil pessoas, que assistem às missas e sobem as trilhas até o Morro do Rosário, onde estão instaladas as estações do rosário.

NOVA TRENTO

A cidade de Nova Trento, com  mais de 13 mil habitantes, localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, a 80 quilômetros de Florianópolis, foi fundada por imigrantes italianos, alemães, austríacos e poloneses, que desembarcaram no Brasil em 1875. Entre os imigrantes estavam os tiroleses de língua italiana (trentinos), que em 1892 batizaram a colônia de Nova Trento, em homenagem à sua região de origem.

Numa terra fértil, de natureza pródiga, eles viram despontar uma comunidade agrícola e católica entre as montanhas que tornam a paisagem uma das mais belas da região. Muitos italianos da Lombardia e do Vêneto também se estabeleceram em Nova Trento e se tornaram maioria da população.

Entre os imigrantes estava a família de Amábile Lúcia Visintainer, que desembarcou em Nova Trento em 1875. Desde pequena, a jovem dedicou-se a programas sociais de ajuda aos pobres, com missão evangelizadora na educação, na catequese e no cuidado com as pessoas idosas, doentes e crianças órfãs.

Convencida da sua vocação, aos 25 anos ela deixou a família e criou a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição, adotando o nome de Irmã Paulina. Em 1903, já madre, mudou-se para São Paulo e fundou várias casas assistenciais. Lá ela morreu cega e sem um braço, em 1942, com 77 anos de idade. Os milagres foram surgindo e Madre Paulina foi beatificada em 1991, pelo Papa João Paulo II, em Florianópolis, e canonizada na Praça de São Pedro, no Vaticano, em 2002, também por João Paulo II. A partir daí passou a ser chamada Santa Paulina do Coração Agonizante de Jesus. A trajetória de Santa Paulina pode ser vista em vários ambientes que formam o complexo religioso que se instalou na cidade.

SANTUÁRIO

Santuário de Santa Paulina, na cidade de Nova Trento, Santa Catarina FOTOS: Edgony Bezerra
A beatificação de Madre Paulina mudou a rotina da pequena Nova Trento, que teve seu fluxo turístico aumentado. As visitas se concentravam na capela de Nossa Senhora de Lourdes, construída em estilo colonial (depois reformada), zelada por Amábile. Em 2002, as irmãs da congregação fundada por Santa Paulina decidiram construir um santuário. O templo foi edificado em dois anos e meios e dedicado a Santa Paulina no dia 22 de janeiro de 2006, com capacidade para três mil pessoas e celebração de missas todos os dias. O projeto arquitetônico lembra duas mãos postas.

Réplica do casebre coberto de palha, onde Irmã Paulina cuidava dos doentes
Altar da capela de Nossa Senhora de Lourdes
O santuário fica na entrada da cidade, no bairro de Vígolo, e tem acesso por uma escadaria e uma rampa que leva a uma praça onde se encontram a capela de Nossa Senhora de Lourdes, casas de atividades religiosas, restaurante, loja, banheiros e um casebre com telhado de palha, mobiliário e documentos, replica do local onde Irmã Paulina cuidou de uma cancerosa.

Os acontecimentos tornaram Nova Trento o segundo maior destino religioso do Brasil, perdendo apenas para Aparecida, em São Paulo. O município é totalmente voltado para o turismo religioso, que fez crescer as atividades agrícolas – fabricação e comercialização de vinhos e sucos de uva –, indústrias têxteis e calçadistas e comércio em geral. O local recebe cerca de 80 mil pessoas por mês. Viva esta emoção, visite Nova Trento.

Distâncias
Cidades.............................................Km
Brusque/Nova Trento.......................  26
Brusque/Florianópolis......................102           
Brusque/Balneário Camboriú ..........  40
Brusque/Blumenau ........................... 35
Balneário Camboriú/Florianópolis.....80
Balneário Camboriú/Navegantes .......35



Nenhum comentário:

Postar um comentário