quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Mais de 350 animais são devolvidos à Floresta Nacional do Tapajós


O Zoológico das Faculdades Integradas do Tapajós (Zoofit/Unama), junto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (Ibama), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o 4º Grupamento de Bombeiros Militar realizaram, quarta-feira (14), a liberação de 351 animais.

Os animais estavam no processo de reabilitação no zoológico localizado no município de Santarém, Oeste do Estado do Pará, e agora voltam para o seu habitat natural, a Floresta Nacional do Tapajós (Flona Tapajós).  O processo de readaptação dura em torno de três a seis meses, de acordo com o estado clínico.

Durante a ação, foram disponibilizados um caminhão do Corpo de Bombeiros, caminhonetes do Ibama, ICMBio e do Zoofit/Unama, que carregaram répteis, aves e mamíferos. Entre as espécies soltas estavam 28 Jacarés Tingas; 81 Jabutis Pata Vermelha; 11 Jacarés Coroa; 6 cágados de Barbicha; 100 Tartarugas; 4 Pitiús; 89 Tracajás; 26 Aperema; uma Onça Jaguatirica; um Preguiça Real e 5 Marrecos. A ação da reintrodução na natureza durou cinco horas e meia do zoológico até os ramais no 67km, 72km e 86km da Flona do Tapajós.

“Todos os animais de cativeiro trazidos por órgãos ambientais precisam passar por um processo de reabilitação. Porém, esse procedimento não é tão simples. Soltar um animal aleatoriamente sem preparo adequado ou área previamente definida pode gerar uma adversidade no processo de soltura, haja vista que o animal foi submetido a estresse por presença humana e alimentação domesticada”,  ressalta o responsável técnico e biólogo do Zoofit/Unama.

O projeto do Zoofit/Unama trabalha na recuperação de animais desde 1993. Inicialmente, o zoológico estava instalado na área da faculdade, mas atualmente ocupa uma área de 147 hectares, cedida em comodato pelo 8º Batalhão de Engenharia e Construção (8º BEC) e tem em seu ambiente mais de 300 espécies identificadas entre aves, mamíferos e répteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário