quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Sobrado da Abolição promove arte e cultura em Pacatuba

Fachada do Sobrado da Abolição
O Sobrado da Abolição promove em Pacatuba, até o dia 23 de dezembro, diversas ações e atrações culturais, com programação especial neste final de semana (16 e 17/12). Já está em cartaz a exposição “Estudos de Antropologia da Imagem e da Técnica em Pacatuba: fabricando a foice”, do antropólogo George Arruda.
Locais de visitação
Nesta sexta-feira (16), começa a Mostra Sobrado Abolição, no bairro Alto São João às 17h, com apresentações de música, reunindo o grupo de Flautas Doces Arason e a União dos Músicos de Pacatuba; além da ArtCapoeira. Uma feirinha também apresenta o artesanato e a gastronomia local. No sábado (17), às 15h, arte-educadores discutem “O Papel da Educação na Formação de uma Identidade Cultural”, no Sobrado. Às 18h, a mostra chega à Praça da Fonte. A programação é gratuita e está disponível na íntegra em www.sobradopacatubace.com 
As ações integram o projeto ‘Arte e Educação no Sobrado da Abolição: Princípios de uma Identidade Cultural’, realizado pelo Instituto Aptus e Iguarias de CASA, com apoio institucional do Instituto Eduardo Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação.
SOBRADO DA ABOLIÇÃO 
O Palácio da Abolição está localizado na Rua Major Crisanto de Almeida, onde se encontram também o teatro e o museu de Pacatuba. O prédio se destaca na história da cidade, pois foi cenário de duas expedições científicas, incluindo a Expedição das Borboletas, em 1859. Além disso, foi o lugar em que se outorgou a abolição da escravidão no município e ainda sediou a primeira farmácia municipal, dirigida por Rodolpho Theophilo.
Exposição de George Arruda
Com a proposta de ocupar equipamentos culturais da cidade, o prédio foi reaberto em 2015, pela produção do projeto Iguarias de CASA, em parceira com a Secretaria de Educação Municipal de Pacatuba. Após a ocupação, o Instituto Eduardo Campos promoveu restauros no Sobrado da Abolição, que durou de dezembro de 2015 a junho de 2016, para garantir maior segurança aos seus visitantes. Hoje, o espaço acolhe grupos de flautas, capoeira e teatro de investigação a partir de um convite da artista e educadora Juliana Capibaribe.


SEMINÁRIO

No dia 17 de dezembro, a partir das 15h, acontecerá o seminário “O Papel da Educação na Formação de uma Identidade Cultural”. O tema será debatido pelo professor da Escola Indígena Chuí em Maracanaú, Cacique Kauã Pitaguary; pela professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC), PhD em Antropologia, Bernadete Bezerra; e pela professora da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Mestre em Música, Luciana Giffoni; com mediação do Mestre em Sociologia, antropólogo e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade (Gepe) da Uece, George Arruda.

MAIS INFORMAÇÕES
Seminário de Arte e Educação
Data: 17/12
Horário: 15h
Local: Sobrado da Abolição (Rua Major Crisanto de Almeida, 1926, Pacatuba – CE)
Inscrições: Até 15/12 – www.sobradopacatubace.com
Grátis - Telefone: (85) 9 8840.5516

Nenhum comentário:

Postar um comentário