Levantamento
de algumas das principais festas do Brasil mostra o impacto financeiro do São
João, responsável pela injeção de milhões de reais na economia do país
A vocação dos festejos juninos como indutores do turismo no Brasil fica mais evidente a cada ano, com os números da movimentação turística e econômica dos destinos que realizam uma das mais tradicionais festas da cultura brasileira. E o Nordeste confirma sua vocação como realizador de grandes festejos juninos. Em Campina Grande (PB), a movimentação financeira é estimada em R$ 200 milhões, crescimento de 25% em relação a 2016. O Parque do Povo (foto), local da festa, recebeu 2,5 milhões de visitantes nos 30 dias de evento.
No Maranhão, as festas juninas espalhadas pelo estado geraram movimentação econômica de R$ 60 milhões, sendo R$ 20 milhões apenas no São João de Todos de São Luís. Foram contratados 425 grupos culturais, que realizaram cerca de mil apresentações durante todo o período junino.
Os bois Caprichoso e Garantido são as atrações da festa |
“Os números comprovam que estamos no caminho certo para fazer do São João do Brasil um produto turístico capaz de atrair turistas de todos os cantos do país. Apenas este ano o Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo reuniu mais de 100 festejos em todas as regiões do país, mas precisamos dar visibilidade para as festas e possibilitar que elas se estruturem para receber cada vez mais e melhor o turista”, afirmou o ministro do Turismo, Marx Beltrão.
Outro destino que quer consolidar seu festejo no Calendário Nacional de Eventos é Belo Horizonte (MG) com seu arraial, a exemplo do Carnaval que levou 500 mil turistas para a capital mineira. Segundo a Belotur, a 39ª edição do Arraial de Belo Horizonte contou com a presença de 185 mil pessoas, com movimentação econômica de R$ 1,68 milhão, referentes aos dias 30 de junho a 2 de julho e 8 e 9 de julho.
No Centro-Oeste, o Arraial do Banho de São João, realizado de 22 a 25 de junho, gerou mais de 280 empregos diretos. As 51 mil pessoas que passaram pelo evento injetaram R$ 430 mil nas 90 barracas e seis pontos de comércio fixo.
PROMOÇÃO DOS FESTEJOS
Este ano, o Ministério do Turismo
promoveu uma chamada pública para selecionar municípios interessados em receber
apoio para promoção e divulgação de seus festejos juninos. As cidades
vencedoras foram: Belo Horizonte (MG), Bragança (PA), Campina Grande (PB),
Corumbá (MS) e São Luís (MA).
Fonte: Ministério do Turismo
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