Morro Branco e Praia das Fontes, em Beberibe, estão entre as praias mais bonitas do Ceará |
O Brasil tem um enorme potencial turístico, mas
em algumas regiões sua percepção é maior do que em outras. Os nordestinos são
os que mais reconhecem o valor de sua região para a atividade turística, uma
vez que 44,2% avaliaram como alto ou muito alto o potencial local, seguido do Sudeste
(42,3%), Sul (32,6%) e Centro-Oeste e Norte (32,25). Os entrevistados nas
regiões Norte e Centro-Oeste foram os que menos identificaram o valor de suas regiões
para o turismo (35,2%).
No litoral Oeste do Ceará, Lagoinha é uma das praia mais atraentes |
Os dados são de uma pesquisa encomendada pelo
Ministério do Turismo (MTur). Ainda segundo o estudo, oito em cada dez
brasileiros acreditam que o potencial turístico do nosso país é de médio para
muito alto, mas 59,8% entendem que esse potencial não é aproveitado de forma
adequada. Novamente, para os entrevistados, o Nordeste desponta como a região
que mais aproveita seu potencial (39,6%). Em segundo lugar aparece o Norte e
Centro-Oeste (32,7%), seguido do Sudeste (32,3%) e Sul (20,1%).
Mesmo assim, 41,9% dos entrevistados acreditam
que o turismo no Brasil aumentou nos últimos anos. “O MTur tem realizado uma
série de ações para investir na infraestrutura dos destinos nacionais, assim
como na qualificação de quem está na linha de frente do atendimento ao turista.
Queremos posicionar o Brasil entre os grandes destinos mundiais”, afirmou o
ministro do Turismo, Marx Beltrão.
CAMPANHAS PUBLICITÁRIAS
Para divulgar os atrativos brasileiros, o
Ministério do Turismo tem realizado uma série de campanhas publicitárias. Em
dezembro de 2016, a campanha de verão foi lançada com o slogan: “O verão
chegou. E espera por você no Nordeste”.
Em maio foi a vez da Amazônia com a campanha
“Descubra uma nova Amazônia”, com o objetivo de gerar identificação
apresentando a multiplicidade da região por meio de experiências turísticas nos
segmentos de natureza, ecoturismo e aventura, bem como apresentar as
manifestações culturais e a rica gastronomia da região. Está prevista para este
mês o lançamento da campanha da região Sul e até o final do ano as demais
regiões serão contempladas com peças publicitárias segmentadas.
SOBRE A PESQUISA
SOBRE A PESQUISA
A pesquisa foi realizada de 17 a 23 de março de
2017 pelo Instituto FSB Pesquisa. Foram ouvidas 2002 pessoas com mais de 16
anos em todas as regiões do país para avaliar a opinião da população brasileira
acerca do turismo no Brasil, assim como observar quais são as vantagens e
prejuízos, além de identificar oportunidades de promoção do turismo no país.
Fonte: Agência de Notícias do Turismo
Nenhum comentário:
Postar um comentário