sábado, 23 de setembro de 2017

Aves no emocional dos viajantes

Gilberto Sander Müller em frente às falésias da Praia das Fontes
As pessoas viajam por diferentes motivos: lazer nas praias, pescaria, gastronomia, cultura, eventos esportivos e muitos outros. No meio deste universo de pessoas com diferentes motivos para encontrar sua atração predileta, estão os observadores de aves. Eles são amantes da natureza  e atraídos por uma beleza simples que vive e se movimenta, canta e voa para pontos desconhecidos.

Garça-branca-grande
Hospedado na Suíte 19 do Hotel Parque das Fontes, na Praia das Fontes, em Beberibe-CE, no início deste mês de setembro, o gaúcho Gilberto Sander Müller fez muitas descobertas no seu passatempo favorito: fotografar aves de diferentes espécies. No meio do silêncio, ele ouve antes de avistar as aves que estão ao seu redor e são quase imperceptíveis por outras pessoas.

Irerê
Nada de excepcional na Praia das Fontes. Lá estão aves comuns que eu não vejo, você não vê, mas o Gilberto as descobre com admiração e fotografa: garças (três espécies) – garça-branca-grande, garça-branca-pequena e garça-azul; urubus de cabeça preta e cabeça vermelha; bem-te-vi, sabiá-da-praia (alguns no telhado), marrecas irerê, sanhaçu cinzento, anu-preto, frango d’água, cambacica e aves rapinantes – carcará e carrapateiro (ambos são gaviões). Ao redor do hotel, as aves são atraídas pelo lago e pela vegetação, onde encontram alimento.

Anu-preto
Para os observadores, as aves exercem uma grande atração sobre o homem, quer pela inevitável capacidade de voar, quer por suas plumagens coloridas e vistosas ou por seus cantos melodiosos. Há as que não voam e as que não têm plumagem colorida e passam despercebidas. Muitas vezes, as espécies são distinguidas pelos sons, um desafio para os observadores.

Além da Praia das Fontes (hotéis Parque das Fontes e Coliseum), Gilberto e a jornalista Jurema Josefa estiveram em Morro Branco (Restaurante Areias Coloridas), Águas Belas (Barraca Delícias das Jangadas), Praia do Presídio, conheceram atrativos de Aquiraz e visitaram o Parque Botânico do Ceará, no município de Caucaia. O parque, a 15 quilômetros de Fortaleza, ocupa uma área de 190 hectares, tem seis quilômetros de trilhas, quase duas centenas de espécies de flora e uma fauna variada. Foi fundado em 1996.

Pardal
GUARAMIRANGA

Em outra viagem ao Ceará, Gilberto Sander visitou Guaramiranga, onde existem algumas espécies em extinção, tanto pela destruição da natureza como pelo uso de gaiolas. Uma espécie citada por ele é o periquito-de-cara-suja, que passa pelos cuidados de biólogos, que estão se esforçando para que eles se reproduzam. 

As aves do Nordeste e especialmente do Ceará contam com os cuidados da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), ONG fundada há mais de 20 anos, com o objetivo de proteger espécies ameaçadas e habitats importantes para conservação da biodiversidade na região. A Aquasis tem sede no Sesc Iparana, em Caucaia, possui uma equipe multidiciplinar e é apoiada por parceiros nacionais e internacionais.

CLUBE DE OBSERVADORES

Gilberto pertence ao Clube de Observadores de Aves (COA) de Porto Alegre, com 300 associados, que têm profundo respeito pela natureza. O COA (www.coapoa.org) foi criado em 1984, depois da vinda de um embaixador norte-americano a Porto Alegre. Os observadores fazem viagens e reuniões mensais e apresentam os resultados. Nos destinos percorridos (parques ou reservas) existem muitas aves migratórias, que são estudadas por biólogos. Algumas aves, em função do clima, saem do Norte do Canadá até a Terra do Fogo, na Argentina, num percurso de 15 mil quilômetros de ida e volta. Gilberto destaca a exuberância da Amazônia e diz que o Nordeste não tem muita riqueza.

CURIOSIDADES

Você sabia que existem:
10.561 espécies de aves na terra?
  3.351 espécies de aves na América do Sul?
  1.901 espécies de aves no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário