sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Artistas em pernas de pau alertam passageiros do GRU Airport sobre o câncer de mama

Especialistas do Hospital Pérola Byington orientaram passageiras sobre o auto exame e o diagnóstico precoce. 
Iniciativa pode mudar o rumo da doença na vida de milhares de mulheres

São Paulo, 6 outubro de 2017 – Os passageiros que transitaram pelo GRU Airport nesta sexta-feira, 6, foram surpreendidos por artistas em pernas de pau que homenagearam as mulheres que lutam contra o câncer de mama, além de alertar para a importância do diagnóstico precoce da doença.

A ação também contou com profissionais de saúde que explicaram a forma correta de realizar o autoexame - por meio da Mama Amiga, uma ferramenta feita de silicone que simula o câncer de mama, permitindo que as pessoas entendam um pouco mais sobre a prevenção da doença.

O grupo de bailarinos em pernas de pau, composto apenas por mulheres e liderado pela atriz e educadora Raquel Potí (estrela das apresentações artísticas dos Jogos Olímpicos 2016 no Rio de Janeiro), convidou o público a refletir sobre a doença, que só no sistema público de saúde detecta aproximadamente 50%¹ das pacientes já em fase avançada.

Por meio da dança, da música e do figurino inspirado na passagem da mulher pelos séculos, fazendo alusão que o câncer de mama acomete a população há centenas de anos, as pernaltas fizeram ensaios lúdicos com lenços e vestimentas rosas. Além de São Paulo, a intervenção artística passará pelo Rio de Janeiro e Brasília.

A iniciativa, realizada pela Roche Farma Brasil, em parceria com o GRU Airport e o Hospital Pérola Byington, faz parte das ações complementares ao Outubro Rosa e é voltada ao empoderamento feminino e à valorização do diálogo com pessoas que sentem as emoções do diagnóstico e da superação da doença, uma vez que só no Brasil, em 2017, estima-se 56 diagnósticos a cada 100 mil mulheres no país².

De acordo com o mastologista André Mattar, do Hospital Pérola Byington, independentemente dos esforços e dos alertas à sociedade, o câncer de mama ainda é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo mundo. “Apesar de ser uma doença conhecida, faltam informações sobre a importância do rastreamento e do diagnóstico precoce para o sucesso do tratamento e da remissão do tumor. As taxas de eficácia no tratamento em estágios iniciais chegam em 95%, porém – infelizmente – é relativamente comum que as mulheres cheguem aos consultórios já com a doença na fase metastática”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário