Quem nunca viajou de avião e fez as seguintes
perguntas: a aeronave pode voar com apenas um motor? O pouso e a decolagem são
os momentos mais perigosos? As portas podem abrir em pleno voo? O assento
realmente boia?
Diferentemente dos pilotos e da tripulação, que recebem treinamentos e informações sobre os detalhes mais técnicos das aeronaves, os passageiros, por desconhecerem muitos itens de segurança, podem alimentar dúvidas, questionamentos e muitos mitos sobre as funcionalidades do avião. Para quem tem medo de voar, isso pode ser particularmente importante, pois a pessoa cria pensamentos disfuncionais, justamente pela falta de conhecimento técnico da aviação.
“Notamos em nossos atendimentos e em nossos cursos que há muito desconhecimento sobre os aspectos técnicos da aviação. Por isso, como parte do nosso protocolo de tratamento para o medo de voar, estão incluídas aulas com pilotos e outros profissionais da aviação para quebrar esses mitos”, diz a psicóloga Fernanda Queiroz, cofundadora da VOE Psicologia, primeira empresa especializada no tratamento do medo de voar.
Diferentemente dos pilotos e da tripulação, que recebem treinamentos e informações sobre os detalhes mais técnicos das aeronaves, os passageiros, por desconhecerem muitos itens de segurança, podem alimentar dúvidas, questionamentos e muitos mitos sobre as funcionalidades do avião. Para quem tem medo de voar, isso pode ser particularmente importante, pois a pessoa cria pensamentos disfuncionais, justamente pela falta de conhecimento técnico da aviação.
“Notamos em nossos atendimentos e em nossos cursos que há muito desconhecimento sobre os aspectos técnicos da aviação. Por isso, como parte do nosso protocolo de tratamento para o medo de voar, estão incluídas aulas com pilotos e outros profissionais da aviação para quebrar esses mitos”, diz a psicóloga Fernanda Queiroz, cofundadora da VOE Psicologia, primeira empresa especializada no tratamento do medo de voar.
A equipe da VOE elencou os principais mitos e
verdades sobre a aviação. Confira:
1. Avião pode voar com um motor
só. Verdade. Para
mantê-los no ar em constante movimento, os aviões comerciais modernos são
equipados com dois ou mais motores. Caso haja pane em algum motor, o outro
assume toda a sustentação da aeronave e passa a exercer um pouco mais de força
para compensar esta falta.
2. O pouso e a decolagem são os momentos
mais perigosos.
Verdade. Embora os acidentes sejam raros e não signifique uma queda, o pouso e a decolagem são os momentos em que os pilotos têm menos tempo de decisão para manobras de emergência. Estatísticas divulgadas pela Boeing (2009) mostram que 43% dos acidentes com vítimas acontecem durante a fase de decolagem, desde a aceleração do avião na pista até a chegada à altitude de cruzeiro. O momento da descida e do pouso corresponde a 41% dos incidentes. Segundo levantamento da Boeing, apenas 16% dos desastres fatais são registrados durante o voo de cruzeiro, quando o avião está com altitude e velocidade estabilizadas.
Verdade. Embora os acidentes sejam raros e não signifique uma queda, o pouso e a decolagem são os momentos em que os pilotos têm menos tempo de decisão para manobras de emergência. Estatísticas divulgadas pela Boeing (2009) mostram que 43% dos acidentes com vítimas acontecem durante a fase de decolagem, desde a aceleração do avião na pista até a chegada à altitude de cruzeiro. O momento da descida e do pouso corresponde a 41% dos incidentes. Segundo levantamento da Boeing, apenas 16% dos desastres fatais são registrados durante o voo de cruzeiro, quando o avião está com altitude e velocidade estabilizadas.
3. Pássaros podem derrubar um avião. Depende. Grandes aves podem
causar sérios danos e até derrubar uma aeronave. Isso só aconteceria se o
choque fosse no motor ou na turbina com força suficiente para causar estragos
nas palhetas, que são as hélices que sugam o ar. Partes do animal e das hélices
podem entrar no motor, fazendo com que a turbina pegue fogo e pare de
funcionar.
Entretanto, acidentes com grandes
aves não são comuns, já que as turbinas podem suportar colisões com objetos de
até 3,6 kg (o urubu pesa 1,5 kg), e os aviões voam a altitudes muito maiores do
que as alcançadas por pássaros.
4. A porta do avião pode ser aberta em
pleno voo. Mito. As portas só podem ser abertas se a pressão no interior e no
exterior da aeronave for virtualmente a mesma, algo impossível durante um voo
comercial. Isso só acontece mesmo na ficção.
5. Um raio pode derrubar um avião. Mito. Tempestades e raios não
aumentam o risco de acidente, já que a aeronave é preparada para este tipo de
situação. Se uma descarga elétrica atingir o avião, o máximo que pode acontecer
é danificar o sistema, mas não chega a comprometer a segurança. Caso isso
aconteça, uma inspeção completa será realizada logo depois da aterrissagem.
6. O meio do avião é mais seguro no caso
de queda. “Estar no lugar certo na hora certa”. Mais ou menos. Com base nos dados da agência
que regula a aviação civil nos Estados Unidos (a FAA), a revista Time divulgou
um levantamento que mostrou uma maior segurança para quem fica na parte
traseira do avião e na poltrona do meio. Já houve acidentes no Brasil em que
sobreviveram apenas pessoas sentadas nos últimos assentos. Mas não se trata de
uma regra e tudo depende das causas e circunstâncias do acidente, ou ainda do
fator.
7. O assento vira uma boia. Verdade. Muita gente acredita que os
avisos sobre os assentos flutuantes, que permitiriam um pouso na água, não
passam de um artifício para manter a tranquilidade dos passageiros. Mas, na
verdade, os assentos flutuantes possuem certificação de órgãos competentes,
podendo suportar pesos acima de 100 Kg.
8. Celular ligado pode derrubar o
avião. Mito. Este é um assunto bastante debatido no setor aéreo. Segundo
relatório de 2014 da Agência Europeia para Segurança da Aviação, dispositivos
eletrônicos não representam um risco para a segurança, ficando a cargo da
companhia aérea liberar ou não o uso a bordo. Inclusive há diversas empresas,
como Emirates, Virgin e British Airways, que oferecem serviços de chamadas
durante voos.
Super interessante. Vou compartilhar.
ResponderExcluirMuito interessante, útil e esclarecedor. Vou compartilhar.
ResponderExcluirAgradeço a participação
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