quarta-feira, 18 de abril de 2018

Gramado é tema de palestra como case de sucesso

Nada cai do céu. O sucesso de Gramado é fruto de planejamento, trabalho e integração da
comunidade
Pedro Bertolucci foi prefeito de Gramado 18 anos FOTO: Edgony Bezerra
O turismo como ciência a serviço do desenvolvimento sustentável do País. Com este conceito, Gramado exercitou sua vocação para os eventos e realizou o Fórum Gramado de Estudos Turísticos, de 12 a 14 de abril de 2018. Bons temas e palestrantes comprometidos com o turismo mostraram seu potencial de conhecimento em palestras, debates e  mesas redondas.

Seja bem-vindo a Gramado
Como bom gramadense e com uma bagagem de quem foi prefeito por 18 anos (quatro mandatos, três de quatro anos e um de seis anos), Pedro Henrique Bertolucci apresentou o case: Gramado – o segredo do nosso sucesso. Para Bertolucci, falar de Gramado é falar do seu próprio trabalho e envolvimento com uma cidade que tem o privilégio de se destacar como um diferencial na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.

Para contar a história de uma cidade naturalmente europeia, o palestrante voltou no tempo e disse que a semente foi plantada com a chegada dos primeiros moradores: José Manuel Corrêa e Tristão José Francisco de Oliveira, em 1875.  Eles deram início ao povoamento, mais tarde colonizado pelos imigrantes italianos e alemães, que chegaram em 1904.

O nome da cidade está relacionado ao seu passado, quando servia de passagem para tropeiros que tocavam gado pelos campos de cima da serra, no fim do século XIX. No topo da serra eles encontravam um pequeno campo de grama macia e verde que servia de repouso. Este “gramado” deu nome à cidade. Uma das conquistas nesta fase inicial foi a chegada do trem, em 1919, quando surgiu o primeiro hotel.

Igreja Matriz de São Pedro
Nesta época o povoado se destacava como estação climática e atraia visitantes pelo clima, banho de lodo e terapia natural, que motivaram a criação de um Spa, um dos cinco melhores do mundo. Outros valores foram surgindo, como grife Gramado (1924). O artesanato desenvolveu-se em forma de bengala, móveis, malhas e outros. A gastronomia crescia com galeto e chocolate e a beleza começou a surgir com o estilo arquitetônico, que se mantém até hoje.

Nos anos seguintes, a partir de 1924, surgiram novos hotéis, dando o primeiro passo da vocação de Gramado para o turismo. Em 1952, o povoado ganhou a instalação da fábrica de calçados Ortopé, que durante muitos anos movimentou a economia como principal fonte de renda dos moradores. Em 1954 ocorreu a emancipação e Gramado começou a crescer com planejamento, trabalho e integração. As famílias são a base de tudo.

Os eventos começaram a surgir em 1958: Festa das Hortênsias, Fearte, Festival de Cinema (1973), Natal Luz (1986), Festa da Colônia (1987), Festival do Turismo (1988), totalizando 300 eventos, que envolvem as famílias, movimentam a economia e garantem a ocupação dos hotéis. São mais de 200 microempresas participantes.

Segundo Bertolucci, o Natal Luz começou com uma procissão, organizada por casais um único dia, teve a participação da cidade, passou de pais para filhos a partir de uma base comunitária e hoje já são 75 dias. Com trabalho e dedicação, a cidade, de 35 mil habitantes, conta com 11 mil leitos, 150 hotéis e recebe mais de 2 milhões de turistas/ano.

Caminhos que levam a Gramado
Para manter o posto de destino turístico mais visitado do Rio Grande do Sul, há uma atenção à estrutura hoteleira, à gastronomia e às compras. Há uma preocupação com as vias de acesso, limpeza e vegetação, para que a cidade se mantenha, bela, florida e com atrativos diferenciados. Para o sucesso dos eventos, o planejamento de ações e o envolvimento da comunidade são fundamentais.

Gramado fica a 115 quilômetros da capital Porto Alegre, a uma altitude de 900 metros. Além das belezas naturais, a cidade tem um clima frio quase o ano todo, com poucas variações e dias chuvosos. O destino é encantador em qualquer época do ano e fica lotado  nos grandes eventos, como o Natal Luz, o Festival de Cinema e o Festival do Turismo (Festuris).

Nenhum comentário:

Postar um comentário