sábado, 12 de maio de 2018

Guias de Turismo festejam seu dia com homenagens

O Dia Nacional do Guia de Turismo é festejado no dia 10 de maio. Em Fortaleza, a data foi comemorada com homenagens no Theatro José de Alencar
Existe muito desconhecimento com relação à denominação Guia de Turismo, confundido vulgarmente com Guia Turístico. Os guias convivem bem com este erro, cometido até por agentes de viagens e por outras pessoas que atuam no setor turístico. Na edição do Globo Repórter sobre o Jalapão (11 de maio) apareceu o guia turístico, uma prática constante dos próprios veículos de comunicação.  
Com mais de 30 anos de atuação no turismo, como jornalista, nunca aceitei esta confusão, mas não encontro apoio para mudar esta prática errônea. O Guia de Turismo é um profissional habilitado para guiar visitantes por roteiros turísticos. O Guia Turístico é um roteiro impresso ou online, com texto e fotos. Pode ser um livro, um blog ou um mapa comentado. São igualmente úteis para os viajantes, mas não passam emoção, não são de carne e osso e não dialogam. Um Guia Turístico pode descrever todo o destino, mas você poderá desfrutar melhor do roteiro na companhia de um Guia de Turismo.
O Guia de Turismo acompanha grupos de turistas em excursões regionais, nacionais ou internacionais, prestando informações sobre história, cultura, geografia e gastronomia da região, além de prestar assistência ao turista durante as viagens. Precisa ser carismático, imparcial e ter domínio sobre o grupo para o sucesso do passeio. Quando não preparado, o guia pode tirar todo o encanto de um passeio.
Para ser um bom guia, as pessoas interessadas devem fazer cursos em instituições de ensino, devidamente regulamentadas pelo Ministério do Turismo. São muitas as exigências para estes profissionais no exercício de uma profissão regulamentada desde 1993, pela Lei nº 8623/93. Vivemos uma nova fase, com o turismo em ritmo de crescimento. Precisamos cada vez mais de guias qualificados, que vistam a camisa e vendam o Ceará com conhecimento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário