terça-feira, 24 de julho de 2018

Foz do Iguaçu foi escolhida como sede do 57° Congresso Internacional de Americanistas

A candidatura do evento científico foi apresentada por uma equipe trinacional e contou com apoio de entidades e universidades do Paraná
As Cataratas do Iguaçu serão vistas por congressistas de 60 países
Foz do Iguaçu será sede do 57° Congresso Internacional de Americanistas (ICA - International Congress of Americanists), evento científico que reúne, a cada três anos, cerca de seis mil  professores de todo o mundo. Marcado para 2021, o congresso deverá contar com participantes de 60 países.

A captação do evento ocorreu em Salamanca, na Espanha, e foi disputada pelas cidades de Foz do Iguaçu (Brasil), Quebec (Canadá) e Rosário (Argentina). Coube ao Visit Iguassu apresentar e defender a candidatura da Terra das Cataratas. A campanha do Destino Iguassu ocorreu no estande da Embratur durante todo o evento na Universidade de Salamanca. Considerada uma das principais universidades europeias, a instituição completa 800 anos em 2018.

A votação da 57ª edição do ICC ocorreu em assembleia geral (dia 19), com a defesa da candidatura de Foz do Iguaçu

MOBILIZAÇÃO

Para ser escolhida como sede, além da Embratur e do Visit Iguassu, Foz do Iguaçu contou com a mobilização de uma equipe do Brasil, Paraguai e Argentina, liderada pelo professor Márcio Fernandes, da Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro). A defesa da candidatura também contou com o apoio de outras entidades e universidades do Paraná, como a UDC (União Dinâmica de Faculdades Cataratas) e a Unioeste.

Houve mobilização de representantes do Brasil, Paraguai e Argentina
Para o professor Márcio Fernandes, as experiências anteriores e bem sucedidas da Unicentro com o Destino Iguassu e o Visit Iguassu, incentivaram a candidatura. “Fizemos uma forte articulação e o resultado dessa união foi a conquista de um dos mais respeitados eventos científicos do mundo, capaz de acolher até sete mil congressistas”, disse Márcio, que em 2014 coordenou o 37º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, que reuniu mais de quatro mil participantes.

O ICA é um congresso científico realizado desde 1875. A primeira edição do evento ocorreu em Nancy, França. O congresso esteve por duas vezes no Brasil, em 1922, no Rio de Janeiro, e em 1954, em São Paulo. "O Congresso Internacional de Americanistas voltará ao Brasil 67 anos depois e a escolha de Foz do Iguaçu é uma grande conquista para o Destino Iguassu",  comemorou Alexandre Jung, gerente de eventos do Visit Iguassu, presente em Salamanca.

VISIT IGUASSU

O Iguassu Convention & Visitors Bureau foi criado em 2007 e é resultado da união de empresas de Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú e Ciudad del Este. Em 2018 a instituição mudou de nome e passou a ser denominada Visit Iguassu. O Visit Iguassu é focado no marketing do Destino Iguassu e tem o objetivo de promover a cidade e região, atraindo turistas e eventos. Sem fins lucrativos e totalmente apartidária, a entidade é mantida pela iniciativa privada, pertencente ao trade turístico local. Assim, é uma importante fonte de informação sobre a região e oferece as melhores opções de contratação de serviços, hospedagem, compras, gastronomia e atrativos turísticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário