quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Turismo Summit debate experiências turísticas interativas

O último dia do evento, iniciado ontem, recebeu especialistas nacionais e internacionais para compartilhar cases de sucesso que mudaram paradigmas de destinos interativos
O Turismo Summit deu continuidade à programação sobre a evolução do setor da dinâmica de destinos analógicos para digitais nesta quarta-feira (5). O evento, realizado em Brasília, pelo Sebrae Naciona, em parceria com o Ministério do Turismo e a Embratur, teve como tema central a malha ampla e complexa de encadeamento do setor, que, a partir da internet, passou a ter uma lógica diferente de atuação. O segmento turístico tem interações diretas ou indiretas com 53 outras atividades econômicas e, com a tecnologia, intermediários tradicionais, como as agências de viagens, ganharam a concorrência de plataformas digitais e das Online Travel Agencies (OTA).
Pela manhã, o tema foi “Experiência turística”, com bate-papo entre Milagros Ochoa Koepke, diretora de turismo do escritório comercial do Peru no Brasil, Armando Junior, CEO & Founder da Hi Group, e Carlos Martins, fundador e gerente da Local Heroes. Armando Junior dividiu com a plateia ideias de como potencializar experiências a partir da tecnologia. O empreendedor destacou o papel da Hi Position, que torna os atrativos turísticos interativos por meio de conteúdo informativo e relevante sobre o lugar visitado. “Precisamos investir no turismo inteligente e mapear o que os viajantes desejam”, complementou.
Em seguida, Carlos Martins abordou o conceito da economia criativa, seu impacto nos destinos e o papel da tecnologia na formação e estruturação da marca turística de Portugal. Segundo Martins, a dimensão digital é decisiva na formação turística. Portugal, por exemplo, investe quase 100% do budget no meio digital - porém, alertou o convidado, um destino inteligente e tecnológico não deve se limitar apenas a isto: “A tecnologia mudou o paradigma do que é o turismo, mas o lado analógico deve conviver em equilíbrio com a dimensão digital. É a soma dos lados que cria um destino inovador. O principal é ter uma experiência turística envolvente”.
Milagros Ochoa Koepke também abordou o reposicionamento do Peru como um destino turístico atrativo, iniciado há 15 anos. “Refletimos o que queríamos fazer do país e quais eram as nossas fortalezas e fraquezas. Depois definimos estratégia, promoção, planejamento e desenvolvimento de uma marca”, relembra. Ochoa seguiu a linha que Martins expôs no início do debate e frisou o papel fundamental de resgate da experiência turística. “Hoje, o turista quer vivenciar o que o local faz. Ele quer estar integrado no país que está conhecendo”, pontuou.
Fonte: Sebrae Nacional

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