terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Igreja vence ‘disputa’ por moedas da Fontana di Trevi


Você já foi a Roma e visitou a Fontana di Trevi? Você jogou moeda no lago para pedir pra voltar a Roma? Isto faz parte do ritual dos turistas que visitam aquele ponto turístico. O que muita gente não sabe é que as moedas entraram em disputa entre a Igreja Católica e a cidade de Roma. A prefeita da capital italiana, Virgínia Raggi, questionou a posse das moedas, mas recuou de sua decisão e resolveu manter o valor arrecadado no monumento destinado a Caritas, organização religiosa beneficente.

As moedas são recolhidas todos os dias por voluntários da entidade e usadas para financiar ajudas a pessoas sem-teto. Estima-se que existem em Roma cerca de 10 mil desabrigados. As moedinhas jogadas pelos turistas nas águas da fonte totalizam um valor anual de 1,5 milhão de euros, quantia que gerou uma crise entre Roma e a Igreja Católica nos últimos dias. A entidade conta com o apoio de casas de câmbio para a troca das moedas por euros.

A prefeitura pretendia utilizar o dinheiro para ajudar na “manutenção do patrimônio cultural” da cidade. A medida chegou a ser aprovada pelos vereadores, mas foi considerada pelos bispos católicos como um ataque aos mais pobres. A mudança já estava prevista para entrar em vigor no dia 1º de abril. No entanto, diversos apelos da igreja e dos italianos fizeram Raggi reconsiderar sua decisão.

Após o impasse, Raggi garantiu que as moedas permanecerão disponíveis para as atividades de caridade que atendem a milhares de pessoas. Além disso, a prefeita anunciou que a organização beneficente irá receber as moedas recolhidas de outras fontes da “cidade eterna”, totalizando um valor de 200 mil euros. O dinheiro das moedas é confiado à Caritas de Roma desde 2001, mediante decreto, e confirmado por administrações sucessivas.

O hábito de jogar moedas vem de uma lenda muito conhecida, na qual se diz que se uma moeda for jogada dentro da Fontana di Trevi, a pessoa retornará a Roma, se uma segunda moeda for jogada, a pessoa se apaixonará por um/a italiano/a, e se uma terceira moeda for jogada, ela garante o casamento. Tem um ritual para fazer a coisa certa. Informe-se.

A maior e mais famosa fonte de Roma tem 26 metros de altura e 20 metros de largura. Foi criada por Nicola Salvi, começou a ser construída em 1732 e foi concluída 30 anos depois, pelas mãos de Giuseppe Pannini. Sua história é longa e bonita. O fato mais curioso é de 1960 e envolve a famosa cena de “La Dolce Vita”, de Fellini, que imortalizou a Fontana di Trevi. Nesta cena, Anita Ekberg entra na fonte com um lindo vestido preto e convida Marcello Mastroianni a se banhar com ela sob a luz do luar. Não repita a cena, pois dá multa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário