quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Gramado será sede de encontro internacional de executivas do turismo

Clarinda Denck, Vera Pinho Santos, Neneca Campos e Roseane Ávila
As mulheres estão ocupando seus espaços e abrindo portas para um mercado especializado e internacional. O assunto vai ser discutido em Gramado, por ocasião da  Junta FIASEET, um evento assinado pela Associação Federativa de Executivas de Empresas Turísticas (AFEET Brasil), que vai reunir cerca de 80 mulheres no Hotel Alpestre.
Rosane Ávila, presidente da AFEET–RS, explica em entrevista a atuação da Associação no Brasil e no Rio Grande do Sul, além de dividir alguns detalhes do evento, que será realizado de 01 a 05 de abril de 2019 e foi captado pelo Convention Bureau Gramado e Canela, tendo a Rossi & Zorzanello na organização.

Como é a atuação da AFEET-RS no Brasil e quais os principais projetos da Associação?
 A AFEET-RS é uma entidade composta por mulheres executivas e empreendedoras em diversas áreas do turismo, comprometidas e dispostas a trabalhar para o desenvolvimento turístico e social.  É filiada a uma federação internacional de associações, a FIASEET, que compreende atualmente sete países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, Paraguai e Peru. Nossos principais projetos como AFEET Brasil têm como carro chefe a Campanha contra exploração comercial e sexual de crianças e adolescentes no Turismo, a Valorização do Agente de Viagens, além de ações sociais direcionadas a entidades carentes, bem como aos refugiados que estão chegando ao Brasil.
Um dos eventos anuais da Federação é a Junta FIASEET. A edição de 2019 acontece em Gramado. O que levou o grupo a escolher a cidade gaúcha como sede?
Gramado sempre esteve na lista de todos os países pertencentes à FIASEET para que se realizasse uma nova edição no Brasil, tendo o município como sede. Aceitamos o desafio, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos no Brasil, atualmente. O TripAdvisor, uma plataforma de busca de viagens que reúne avaliações de usuários e com base nelas rankeia os melhores e mais desejados destinos de viagem do mundo, elegeu em 2018 e concedeu o Prêmio “Traveller’s Choices” a Gramado como o segundo melhor destino de viagens do Brasil, e quinto da América Latina. Além disso, uma associação de mulheres precisa ter sempre um destino de compras. Que melhor lugar para oferecer às nossas associadas se não Gramado?
O que está se preparando para as sócias na Junta em Gramado? O que as participantes podem esperar?
A Junta é uma reunião/encontro das associadas com a sua mesa diretiva com o intuito de ouvir ideias e dificuldades enfrentadas pelos seus países, visando buscar estratégias para transformá-las em ações vitoriosas. Nesta ocasião, também, são realizadas conferências e networking. O Brasil está preparando para as sócias que vierem a Gramado  um programa com as melhores opções de hospedagem, gastronomia, vivências e experiências que farão estes dias inesquecíveis . Com o cenário de beleza que a própria cidade oferece, temos certeza de que será um sucesso, já que a organização está a cargo da empresa Rossi & Zorzanello, conhecida por sua eficiência e profissionalismo. 
Quantas sócias têm no Brasil? Além da Junta, quais ações entre as participantes são realizadas anualmente?
Atualmente o Brasil conta com 33 sócias em sua maioria no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Além da Junta, a FIASEET, organiza anualmente o seu congresso internacional, que acontece em novembro. É o momento onde se discutem as ações realizadas nos países pertencentes e resoluções de sua Mesa Diretiva.  Durante este evento são oferecidas às sócias: capacitações, conferências, oportunidades de networking e passeios culturais. 
O mercado de negócios está cada vez mais feminino. Como você avalia essa atuação da mulher dentro dos empreendimentos de turismo?
As mulheres são responsáveis por 70% das decisões de viagens nas famílias e compõem 54% do mercado de viajantes. Porém na Indústria são minoria em posições de liderança, segundo o Jornal Panrotas, em publicação de março de 2018. Especificamente nas várias áreas do Turismo, como redes hoteleiras, aviação, operadoras, locadoras, para citar alguns exemplos, a maioria são comandados por homens. Há diferenças salariais nos mesmos cargos entre homens e mulheres, e  menos oportunidades para nós, além de preconceitos e machismo de nossa sociedade. Precisamos mudar estas estatísticas e para isto temos que mostrar que somos capazes, eficientes, profissionais e persistentes para chegarmos lá em igualdade com os homens.
E sobre o mercado do turismo: Que ações em sua opinião podem impulsionar o setor a nível nacional e internacional? 
Com relação ao Brasil, o Turismo é uma atividade pouco explorada diante do potencial que apresenta. Temos uma imensa variedade de riquezas naturais, culturais, históricas, além de sua extensão. Com a alta do dólar e consequente a redução de viajantes brasileiros indo ao exterior, na minha opinião o Brasil deveria aproveitar este momento para investir mais em publicidade, ofertas especiais em conjunto com as operadoras e hotéis para que o consumidor veja vantagens em fazer turismo no seu próprio país. Somos mais de 200 milhões de habitantes e se tivéssemos ações mais direcionadas e preços justos para esta população, toda a atividade turística se beneficiaria com isto e a economia do país também. O Brasil ocupa, na atividade turística, apenas 1% do fluxo mundial, esta posição deve-se a todas estas questões, além da infraestrutura muitas vezes precária em certas regiões e falta de segurança. Falta o poder público rever a sua política, possibilitar créditos acessíveis aos empreendedores para que eles possam crescer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário