|
Futaleufú, na região dos lagos, uma das apostas do Chile para 2019 FOTOS: Sernatur |
O Chile ganhou mais um motivo para investir na promoção turística no
Brasil. O Sernatur (Serviço Nacional de Turismo do Chile) divulgou o número
total de brasileiros que viajaram para o país latino em 2018: 589.172,
uma alta de 8,1% contra o ano anterior.
Trata-se do segundo aumento consecutivo, já que em 2017 (544,8 mil viajantes
brasileiros) foi observado um crescimento ainda maior, de 24,1% contra os 439
mil em 2016 - ou seja, em dois anos o número de turistas do Brasil no Chile
teve um acréscimo de cerca de 150 mil
Os bons números e a crescente presença dos brasileiros motivaram a estratégia
de promoção turística adotada pelo país em 2019, que coloca o Brasil como um
dos mercados prioritários para o ano. Do orçamento de US$ 14,1 milhões do
Chile para promoção turística internacional neste ano, US$ 2,6 milhões serão
investidos no Brasil, 18,44% do total. Isso posiciona o País atrás apenas dos
Estados Unidos em investimentos, já que US$ 3,1 milhões (22%) serão
revertidos em ações no país norte-americano.
|
Andrea Wolleter, diretora da Sernatur |
“A expectativa para 2019 é que os turistas brasileiros no Chile ultrapassem,
no mínimo, os 600 mil. Sempre vimos o Brasil como um dos mercados
prioritários, mas estamos felizes com o crescente interesse do brasileiro, o
que nos motivou a ampliar nosso investimento no país neste ano”, comentou
Andrea Wolleter, diretora nacional do Sernatur.
Dentro do investimento estão previstos famtours para o trade e mídias,
parcerias com operadoras, companhias aéreas e outras empresas do Turismo
brasileiro, campanhas publicitárias e ainda treinamentos para agentes de
viagens.
BRASILEIRO GASTA MAIS
Ainda de acordo com Andrea, um dos motivos para o Chile apostar tanto no
Brasil é o quanto o viajante do país investe em suas viagens. Os turistas
brasileiros gastam, em média, US$ 104 por dia no Chile, tanto em atividades
turísticas quanto em compras, e ficam, também em média oito dias em suas
viagens no país. “O viajante brasileiro é um dos que mais investem para
aproveitar ao máximo sua viagem. Eles optam por boas experiências
gastronômicas, de enoturismo e até de compras, o que eles adoram”, explica a
diretora do Sernatur.
DIVERSIFICAR PARA CRESCER
Uma das estratégias que o Sernatur deve adotar para crescer ainda mais no
mercado brasileiro é diversificar os destinos. Hoje, boa parte dos turistas
do Brasil visitam Santiago e as belas montanhas da Cordilheira dos Andes da
região central do Chile, onde se encontram algumas das mais famosas estações
de esqui do país. As regiões do Deserto do Atacama, no Norte, e da Patagônia
Chilena, no Sul, também tem atraído brasileiros, mas o objetivo é ir além:
promover os tantos destinos de cultura e natureza que o Chile oferece de
norte a sul, graças à sua longa extensão territorial.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário