Ação,
elaborada pela Rede Hoteleira, Prefeitura e Sindhoteis, entra em vigor a partir
de agosto, com o objetivo de atrair mais turistas brasileiros
Trade turístico e representantes de entidades entregam carta ao ministro do Turismo FOTO: Christian Rizzi |
Foz do Iguaçu apresentou uma iniciativa inédita para atração de
turistas de todo o país. Trata-se da campanha “Vem pra Foz que o Pedágio é por
nossa conta”. A medida vale para operadoras, agências de viagens e empresas de
transporte turístico que comercializarem pacotes turísticos exclusivamente por
ônibus, já a partir do mês de agosto. Mais de 20 hotéis e pousadas já aderiram
à iniciativa.
A ação foi anunciada na manhã de
ontem, 12, pelo prefeito Chico Brasileiro e lideranças do trade turístico
durante o evento Meeting de Turismo Rodoviário - O Sul é meu destino - que fez
parte da programação paralela do Festival de Turismo das Cataratas.
As agências de viagens, operadoras de
turismo e empresas de transporte turístico de todo o país que comercializarem
pacotes turísticos exclusivamente por ônibus, com hospedagem mínima de três
diárias no hotel participante, terão o valor do pedágio pago pelo
estabelecimento.
“É uma medida estratégica para o
desenvolvimento do turismo de Foz do Iguaçu. Com essa ação inédita, vamos fazer
com que famílias, jovens e o público da terceira idade desses estados
brasileiros conheçam as belezas de nossa cidade”, afirmou o prefeito.
O presidente do Sindhoteis, Neuso Rafain, destacou que
atualmente 110 milhões de pessoas viajam pelo turismo rodoviário no país. Ele
acredita que as companhias aéreas não serão capazes de atender a demanda.
“Vou exemplificar: o Aeroporto de Foz
tem uma média de 26 voos diários, o que representa uma média de 6 mil pessoas,
mas a rede hoteleira de Foz tem uma oferta de 32 mil leitos. Acreditamos que
com essa campanha vamos alcançar uma fatia importante de turistas brasileiros
que viajam pelo meio rodoviário e não conhecem Foz do Iguaçu”, afirma.
O secretário de Turismo, Indústria,
Comércio e Projetos Estratégicos de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla, disse que o
custo de uma passagem rodoviária é de 1/4 de uma passagem aérea e que a
iniciativa visa diminuir a ociosidade existente na rede hoteleira. No ano
passado, a taxa de ocupação média dos meios de hospedagem ficou em 65%.
CARTA DE REIVINDICAÇÕES
Os representantes das diversas
entidades presentes no Meeting Rodoviário aproveitaram a presença do ministro
do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para entregar uma carta pedindo apoio
federal para a modernização do turismo rodoviário no país.
Reivindicações: estabelecer o fim
do circuito fechado e a possibilidade de multiembarque no circuito turístico, o
que permitirá a flexibilização das viagens de grupos de passageiros, de modo a
dinamizar e ampliar o fluxo de turistas entre os destinos e a liberação do
processo de venda de viagens turísticas por meio de plataformas tecnológicas,
de forma a acompanhar a inovação mercadológica dos processos de negócios.
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