segunda-feira, 8 de julho de 2019

O case Gramado em palestra de Marta Rossi no Espírito Santo

Sérgio Prade e Marta Rossi
Com o objetivo de impulsionar o turismo dos municípios das montanhas do Espírito Santo e mostrar experiências de regiões em que o segmento é o principal setor econômico, Marta Rossi, uma das executivas mais respeitadas do setor turístico e de eventos no Brasil, esteve em Venda Nova do Imigrante, ministrando uma palestra gratuita, nesta segunda-feira (8).
Marta Rossi, que criou diversos eventos reconhecidos nacionalmente em Gramado (RS), foi uma das palestrantes do Seminário de Fortalecimento do Turismo das Montanhas Capixabas, que contou, ainda, com a palestra do consultor financeiro Sérgio Aurélio Prade, também da cidade gaúcha de Gramado. Marta falou sobre “Como os Eventos podem ser Motivadores do Turismo em uma Cidade, destacando o case Gramado.

Entre as várias atividades desenvolvidas ao longo de sua carreira, destaca-se a criação do Festuris, considerado um dos principais eventos do setor turístico da América Latina. Na última edição foram cerca de 14 mil participantes e um impacto econômico de R$ 250 milhões, em dois dias de feira.
Sempre procurando fomentar negócios turísticos em nível nacional e internacional, sem perder o foco para o benefício regional, sua empresa Rossi & Zorzanello, onde Marta tem como sócio o empresário Eduardo Zorzanello, criou outros projetos próprios, como  o Chocofest, o Acorde Musical e a Gramado Summit. Para Marta, o segredo do crescimento sólido e ordenado é saber escutar e implementar as demandas e sugestões viáveis da equipe e dos clientes.
Durante sua carreira, quando era gerente de Relações Públicas do Hotel Serra Azul, Marta implantou um projeto de lazer, inexistente na época na Serra Gaúcha, mudando o conceito do hotel em relação ao cliente e implantando um dos primeiros cartões de crédito na hotelaria.
Já na gerência de marketing do Hotel Serrano, lançou diferentes pacotes turísticos para promoção da baixa temporada. O trabalho resultou no fomento do turismo de negócios. Neste cargo, Marta Rossi atuou na criação do primeiro Centro de Convenções do Estado do Rio Grande do Sul, junto ao Hotel Serrano.
GESTÃO FINANCEIRA
Sérgio Prade, que é consultor credenciado do Sebrae e atua na administração financeira da empresa Rossi e  Zorzanello, ministrou a palestra: “Como Gerir Financeiramente um Evento”. Atualmente atuando na rede de hotéis Serrano, do Rio Grande do Sul, Prade falou sobre temas como: o que é gestão financeira, o profissional da gestão financeira, planejamento, orçamentos, custos, formação de preço e lucro.
“A gestão financeira de empresas de eventos é particularmente complexa. É preciso alinhar os custos fixos da empresa com os custos variáveis do evento, além de ser necessário um bom planejamento financeiro. Um orçamento bem elaborado, passando por controles rígidos, poderá refletir em um resultado positivo esperado a um evento”, destacou.

SEMINÁRIO

O seminário foi realizado pelo Montanhas Capixabas Convention e Visitors Bureau, com apoio da Secretaria de Estado de Turismo, da Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e da Associação Turística de Pedra Azul (ATPA), no Centro Cultural e Turístico de Venda Nova do Imigrante.

Durante o evento, houve a apresentação do projeto Amo Brasil. Trata-se do primeiro portal de vendas de hospedagem e serviços turísticos do Espírito Santo. Atualmente o Amo Brasil está na fase de cadastro de hotéis, pousadas e demais empresas e serviços ligados ao setor de turismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário