Fortaleza
foi a capital que mais cresceu em buscas e teve a maior duração média de
permanência
Apesar dos números favoráveis, Fortaleza precisa cuidar dos seus pontos turísticos e reduzir a violência |
Os turistas nacionais e
internacionais buscaram mais os destinos brasileiros durante o primeiro
semestre deste ano. É o que aponta levantamento realizado pela agência de
viagens online, Expedia. De acordo com o estudo, entre janeiro e junho, a
procura pelo Brasil cresceu 30%, sendo o mercado doméstico o que mais demandou
viagens dentro do país, correspondendo a 77% da busca no período. Os
outros 23% foram preenchidos principalmente por visitantes oriundos de países
como Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e México.
Entre os destinos mais demandados
estão São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Curitiba (PR),
Salvador (BA) e Fortaleza (CE). A capital cearense foi a que mais cresceu em
buscas no mesmo período e teve a maior duração média de permanência: três dias.
O mês com maior demanda do exterior no país foi fevereiro.
Para o ministro do Turismo,
Marcelo Álvaro Antônio, é notória a vontade dos brasileiros em conhecer o
próprio país. De acordo com ele, a Pasta está realizando ações focadas no
turismo interno para que isso se concretize cada vez mais. “Isso é só o começo.
Estamos trabalhando para que as viagens dentro do Brasil se tornem acessíveis
aos brasileiros e que gere, além do prazer de conhecer outras culturas e
lugares, emprego e renda para a população. Somos um país rico em turismo, mas
que era tão pouco aproveitado. Podemos e vamos fazer muito mais”, pontuou.
De acordo com o levantamento, se
observado o segundo trimestre de 2019 a procura foi ainda maior. O índice
cresceu 35%, comparado com o mesmo período do ano passado. Os brasileiros
seguem como os que mais buscaram viagens nacionais: oito em cada 10 foram para
algum destino do país.
AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO
O Ministério do Turismo tem
trabalhado para tornar o setor de viagens uma das principais molas propulsoras
da economia. Em pouco mais de sete meses de governo, a atual gestão já investiu
R$ 233 milhões em 410 obras de infraestrutura turística que levarão mais
qualidade para os serviços turísticos dos destinos brasileiros. Além disso, a
Pasta lançou o programa Investe Turismo, com investimentos de mais de R$ 200
milhões, para alavancar o desenvolvimento de 30 rotas turísticas
espalhadas em todo o país.
Outra medida realizada nesta nova
gestão foi a atração de novas empresas aéreas no mercado. A aposta é
impulsionar a entrada de empresas estrangeiras para tornar o setor ainda mais
acessível à população, com preços menores e uma diversidade de opções para
viajar. A Air Europa foi a primeira a se instalar no país e já está autorizada
a operar voos entre destinos nacionais. Outro exemplo é a chegada da low cost
argentina Flybondi, que incluiu o Brasil em sua estratégia de mercado e já
vende bilhetes de Buenos Aires a duas cidades brasileiras: Rio de Janeiro e
Florianópolis.
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