segunda-feira, 14 de outubro de 2019

II Festival Gastronômico Ceará Mares do Atum será realizado em Itarema

O município de Itarema, no litoral oeste do Ceará, terá três dias de intensa movimentação, nos próximos dias 17, 18 e 19 de outubro, com a realização do II Festival Ceará Mares do Atum, no Porto dos Barcos

A solenidade de abertura, dia 17, às 19 horas, contará com a presença do governador Camilo Santana e de autoridades locais. O evento é uma realização da Prefeitura de Itarema, com apoio do Governo do Ceará, e contará com oficinas, concurso de gastronomia, palestras e shows musicais.
Uma das palestras do sábado (19) será ministrada pelo coordenador de Pesca e Aquicultura da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Pedro Lopes, que abordará o tema “Ações da Sedet para o Desenvolvimento da Cadeia da Pesca do Atum”. No mesmo dia, a coordenadora de Qualidade da Empresa Robson Crosue, Roberlene de Castro, vai falar sobre as “Boas Práticas de Manipulação do Pescado”.
Segundo o secretário executivo do Agronegócio da Sedet, Silvio Carlos, “o volume da pesca do Atum está em constante crescimento desde quando surgiu no Ceará. Em 2017 foram produzidas 12 mil toneladas de atum, número que cresceu 50% no ano passado, atingindo 18 mil toneladas. Até o final de 2019 devemos chegar a 24 mil toneladas, o que significa um avanço de 33%”, conclui Silvio Carlos.
PROGRAMAÇÃO

O festival se inicia na sexta-feira (18), com a Oficina Gourmet comandada pelo presidente da Associação dos Chefes de Cozinha do Ceará (ACC), Luciano Ferreira. O chef ensinará técnicas de preparo, montagem e venda de pratos.


Nas noites de sexta e sábado acontece o Concurso Gastronômico, onde chefes de cozinha e donos de restaurantes apresentarão ao público receitas à base do pescado. Atrações culturais, como Romário Wesley e Banda Líbanos animam a noite da sexta e Zedazefa e Daniel Dubai encerram o Festival no sábado.
“Este ano estamos prevendo um público de cerca de 15 mil pessoas. O Festival é um forte atrativo cultura e turístico, o que permite aos nossos munícipes a geração de renda”, destaca o Secretário de Turismo, Pesca e Meio Ambiente de Itarema, Irades Vasconcelos.
PRODUÇÃO DE ATUM 
Para diversificar as atividades, os pescadores de Itarema resolveram investir no atum. O Ceará produz 12,5 toneladas de atum por ano, e metade vem da atividade dos pescadores de Itarema. Em todo o estado, a pesca do atum ocupa 800 pescadores. Um projeto do Governo do Estado vai incentivar a construção de embarcações para a pesca do atum. Vão ser 30 barcos em Itarema e Aracati. Cada barco custa em média R$ 600 mil e demora de sete a oito meses para ser construído. 

Atualmente, são 40 embarcações utilizadas na atividade, de acordo com a Associação dos Pescadores. Itarema fica a 210 quilômetros de Fortaleza, com acesso pela CE 085 (Rodovia Estruturante). O município conta com belas praias e está inserido na região denominada Costa Negra, junto com os municípios de Acaraú, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.


Nenhum comentário:

Postar um comentário