domingo, 27 de outubro de 2019

Ministro do Turismo anuncia linha de crédito para áreas atingidas pelo vazamento de óleo

Em visita a Porto de Galinhas (PE), o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou medidas de fortalecimento ao setor nas regiões atingidas pelo vazamento de óleo. O Ministério do Turismo irá disponibilizar R$ 200 milhões do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), por meio de agentes financeiros da linha de crédito, com condições diferenciadas de prazos e custos. O objetivo é ajudar pequenos empreendimentos turísticos a superar um possível período de retração de suas atividades.

O ministro afirmou ainda que os recursos do Fundo têm condições de atender aos pequenos e médios empresários afetados pelo vazamento de óleo na região. “As linhas de crédito do Fungetur são muito atrativas do ponto de vista de prazo, custo do crédito e carências para estados e cidades impactadas pelo óleo vindo do mar”, completou.

Marcelo Álvaro Antônio também ressaltou a importância do engajamento da comunidade no avanço das manchas de óleo nas praias do litoral pernambucano e garantiu que o Governo Federal está empenhado em identificar a origem do óleo desde os primeiros sinais do desastre ambiental na região Nordeste. “Gostaria de agradecer à comunidade e à voluntariedade das pessoas junto à Marinha e ao Ibama para garantir que as praias de Porto de Galinhas e outras da região continuem limpas e aptas ao banho. O Governo Federal trabalha para identificar a causa e a solução de limpeza das praias”, reforçou o ministro.

O diretor executivo da Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas, Ulisses Ávila, afirma que “o importante para nós é que todas as praias fiquem limpas, apropriadas para o banho em todo o Nordeste”, afirmou.

FUNGETUR

O Fungetur é operado hoje no Nordeste pela Caixa Econômica Federal e o Banco do Estado de Sergipe (Banese). Nos próximos dias, o MTur lançará um edital para credenciar novos agentes financeiros, especialmente para atendimento à região afetada. Atualmente, o Fungetur tem R$ 156 milhões em 113 operações contratadas, desde 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário