Entre as companhias aéreas, a Azul foi a grande
vencedora, pelo segundo ano consecutivo, do prêmio do Ministério da
Infraestrutura
Participantes da solenidade da edição 2020 do Prêmio Aeroportos + Brasil FOTO: Divulgação |
A edição
2020 do Prêmio Aeroportos + Brasil, entregue nesta terça-feira (3), teve como
principais vencedores os terminais de Brasília/DF, Campinas/SP, Curitiba/PR e
Vitória/ES. Os melhores aeroportos do país foram definidos com base nos
resultados consolidados da Pesquisa de Satisfação do Passageiro, ao longo de
2019, divididos em três categorias: até 5 milhões passageiros ano, de 5 a 15
milhões e acima de 15 milhões. O prêmio foi entregue pelo ministro da
Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em cerimônia realizada na área do
antigo terminal 2 do Aeroporto de Brasília.
A Azul Linhas Aéreas venceu, pelo segundo ano consecutivo, as duas categorias que avaliam o desempenho das companhias: o “check-in mais eficiente” e a “restituição de bagagem mais eficiente”. Nesta edição, houve empate entre Campinas e Curitiba na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros. Ambos atingiram média anual de satisfação geral de 4,74, numa escala que vai de 1 (“muito ruim”) a 5 (“muito bom”), e dividiram o prêmio. O Aeroporto de Vitória, grande vencedor na categoria até 5 milhões de passageiros, atingiu nota média de 4,64. Já Brasília, que teve o primeiro lugar na categoria acima de 15 milhões de passageiros ano, alcançou 4,48 na avaliação dos passageiros.
Para o ministro Tarcísio de Freitas, a melhoria dos serviços aos usuários é perceptível nos aeroportos brasileiros. “A gente percebe o acerto do programa de concessões, que mexeu também com a Infraero, que melhorou sua gestão e concorre hoje de igual para igual com aeroportos concedidos”, disse.
A Azul Linhas Aéreas venceu, pelo segundo ano consecutivo, as duas categorias que avaliam o desempenho das companhias: o “check-in mais eficiente” e a “restituição de bagagem mais eficiente”. Nesta edição, houve empate entre Campinas e Curitiba na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros. Ambos atingiram média anual de satisfação geral de 4,74, numa escala que vai de 1 (“muito ruim”) a 5 (“muito bom”), e dividiram o prêmio. O Aeroporto de Vitória, grande vencedor na categoria até 5 milhões de passageiros, atingiu nota média de 4,64. Já Brasília, que teve o primeiro lugar na categoria acima de 15 milhões de passageiros ano, alcançou 4,48 na avaliação dos passageiros.
Para o ministro Tarcísio de Freitas, a melhoria dos serviços aos usuários é perceptível nos aeroportos brasileiros. “A gente percebe o acerto do programa de concessões, que mexeu também com a Infraero, que melhorou sua gestão e concorre hoje de igual para igual com aeroportos concedidos”, disse.
Freitas
lembrou que 2019 foi um ano difícil para a aviação civil com a quebra da
Avianca no Brasil e a crise dos 737-Max. Apesar disso, o preço das passagens
aéreas vem caindo. “Estamos começando a equilibrar oferta e demanda, temos um
mercado resiliente, forte”, afirmou o ministro. “Estamos na direção correta com
as concessões, na questão regulatória, enfrentando o custo do querosene da
aviação, fazendo investimentos para o crescimento da aviação regional. Temos
uma engrenagem muito bem azeitada trabalhando em prol da aviação civil, que tem
tudo para crescer. Esse serviço vai ser cada vez mais universalizado”.
DESTAQUES
Além do
grande prêmio Aeroportos + Brasil, outros cinco indicadores foram avaliados
para agraciar os vencedores. Florianópolis ganhou destaque como o “aeroporto
que mais evoluiu” ao longo do ano anterior, com crescimento de 13,6%. Dentre os
aeroportos que processam até 5 milhões de passageiros ano, Maceió venceu em
três indicadores: “raio-x mais eficiente”, “controle aduaneiro mais eficiente”
(Receita Federal/AL) e “mais serviços ao passageiro” (em empate com
Florianópolis/SC). O “controle migratório mais eficiente” ficou com Manaus
(Polícia Federal/AM).
Além do
prêmio principal da categoria de 5 a 15 milhões de passageiros, Curitiba
conquistou as melhores notas em três outros indicadores: “controle migratório
mais eficiente”, “controle aduaneiro mais eficiente” e “aeroporto com mais
serviços ao passageiro” (empatado com Campinas/SP). “O prêmio, assim como a
Pesquisa de Satisfação do Passageiro, estimula os operadores a prestarem sempre
o melhor serviço, ao estabelecer parâmetros de excelência, que também servem
para dar transparência à situação dos terminais, a partir do ponto de vista dos
próprios usuários”, disse o secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério
da Infraestrutura, Ronei Glanzmann.
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