O Sindicato dos Meios de Hospedagem
do Município do Rio de Janeiro – SindHotéis Rio realizou, na quarta-feira (15),
uma reunião do Fórum Comercial com a presença do Secretário de Estado de
Turismo, Otávio Leite, e do Secretário Municipal de Turismo, Paulo Jobim. O
encontro, via plataforma virtual, discutiu a retomada do Turismo a partir do
mês de junho, com foco no segundo semestre.
Tendo começado o ano com o
aquecimento do setor no Rio de Janeiro, a hotelaria carioca convive na pandemia
com um cenário de ocupação inferior a 5% e estima prejuízo superior a R$ 130
milhões somente no mês de abril. Atualmente, o parque hoteleiro carioca
conta com 60 hotéis fechados e a oferta de leitos caiu de 54 mil quartos para
20 mil.
O trade
acredita que o turismo doméstico será o grande protagonista da retomada, a
partir do afrouxamento das medidas de isolamento. “O próximo trimestre será
definitivo para a retomada. É esperada uma resposta mais rápida do turismo de
lazer, em função de uma demanda reprimida imposta pela quarentena, mas não
podemos perder o foco no segmento de negócios e companhias aéreas”, destacou o
presidente do fórum, José Domingo Bouzon.
O secretário Otávio Leite destacou a
importância da união e do diálogo entre os poderes público e privado para que
este cenário da retomada possa ser desenhado com sucesso. E o secretário Paulo
Jobim compartilhou o foco na agenda de captação de eventos.
Para o fomento ao turismo de
negócios, secretarias estadual e municipal trabalham em um mapeamento dos
eventos cancelados e adiados em cerca de 400 importantes cidades para atuar na
candidatura do Rio de Janeiro para sediá-los. O trade turístico carioca também
trabalha em um planejamento de ações promocionais, que incluem a realização do
Salão Estadual de Turismo e roadshows nos principais destinos emissores.
O Hotéis Rio também estuda ações de
incentivo ao turismo interno, a exemplo do bem-sucedido projeto Carioquinha. As
secretarias estadual e municipal e Hotéis Rio também apostam fortemente no
poder das campanhas de mídia, especialmente nas redes sociais, e atuam em
colaboração em um grande projeto de remarcação de viagens, com o mote “Não
cancele, remarque! O Rio te espera!”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário