Gevásio Tanabe |
Queda sem precedentes supera até mesmo os dados das semanas que
sucederam ao fatídico atentado às torres gêmeas, em 2001, nos EUA. Comparado
com o mesmo mês de 2019, considerados todos os segmentos, a queda registrada
pela Abracorp em abril deste ano totaliza 91,99%. A pandemia da Covid-19 fez
despencar os indicadores apurados pelo BI Abracorp – inteligência de dados que
referencia o setor.
Dados detalhados sobre o desempenho de cada uma das empresas do
setor de transporte, por exemplo, estão disponíveis na base de dados da
Abracorp, de acesso às empresas parceiras da entidade. Prevalecem os índices
negativos em todos os modais: aéreo (voos comerciais), aquaviário (cruzeiros
marítimos), rodoviário (ônibus) e ferroviário, tanto para viagens nacionais
como internacionais. A queda mínima foi de 81,86%, exceto para os serviços de
transfer, que caíram 74,52%.
Na média, a retração da movimentação da hotelaria foi igual ou
superior a 78,41%. Demais serviços prestados pelas agências de viagens
corporativas (Travel Management Companies) registraram perdas superiores a
92.84%. Apenas serviços de apoio para emissão de vistos e encaminhamento de
documentos para o exterior tiveram queda inferior - 74,52%. De todos, o
segmento de locação foi o que apresentou menor nível de queda, cravado em
55,91%.
Diante deste cenário, com os protocolos sanitários em
implantação por parte de todos os envolvidos no ecossistema, prevalece a
certeza de que o mercado de viagens e turismo retomará sua trajetória de
crescimento. A união de esforços entre entidades, empresas e profissionais
engajados na defesa de um objetivo comum é fundamental para sensibilizar o
viajante, mostrando a ele que será muito segura a sua próxima viagem.
Informações sobre os protocolos sanitários implantados pelo mercado podem ser
acessados em www.abracorp.org.br/protocolos .
“Todos podemos e devemos atuar em defesa da rápida retomada do
mercado de viagens e turismo. Iniciativa como o Movimento Supera Turismo Brasil
constitui um espaço aberto à participação de todos”, conclui Gervasio Tanabe,
presidente executivo da Abracorp.
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