Por Guilherme Paulus (Fundador da CVC e
do Grupo GJP)
Guilherme Paulus |
Estamos vivendo um cenário nunca antes
visto na história do planeta, com impacto direto em todos os setores da
economia, nada exclusivo para o nosso segmento, portanto é preciso planejamento
e otimismo para uma retomada consciente e repleta de novos serviços e
oportunidades que sempre vislumbramos em momentos como esse.
O Turismo já passou por diversas crises
ao longo dos anos, sejam elas ligadas à economia ou a fenômenos naturais, como
a destruição de destinos inteiros por chuvas, furações e terremotos. E se
reinventaram em tempo recorde. Temos esse diferencial, essa capacidade única de
se reerguer, gerando emprego e renda por onde passamos.
Estamos numa fase que contempla uma
nova jornada de compra do consumidor, que vai retomando aos poucos a confiança
nas empresas a cada novo lançamento que vislumbra, principalmente, os
protocolos de segurança e higienização de hotéis, companhias aéreas, ônibus,
trens, empresas de turismo receptivo, restaurantes, bares e parques. E quem
sair na frente nesse sentido, terá a seu favor um grande diferencial
competitivo no mercado.
Os eventos híbridos e os 100% online
chegam num momento oportuno, onde todos nós nos habituamos a esse tipo de
transmissão para nossas reuniões, treinamentos e convenções por todo o Brasil.
É uma adaptação necessária, mas que não substituirá o “cara a cara”, tão
essencial no nosso negócio e o networking que esse formato proporciona, mas é
um período que se torna necessário, especialmente enquanto não tivermos a cura
da Covid-19.
Outro aliado importante é a segurança
dos ambientes. E toda a cadeia produtiva do turismo vem se preparando de
maneira exemplar, com seus protocolos e selos de 100% seguros, com apoio tanto
por parte dos governos federal, estadual e municipal, como das secretarias de turismo
e mesmo das nossas associações, extremamente ativas e unidas para atravessar
esse momento de maneira leve e com alto planejamento das próximas ações.
As novas regras e os rigorosos
protocolos que envolvem sistemas de sanitização em todos os locais,
distanciamento seguro e higienização redobrada, são primordiais para reduzir
aglomerações e o risco de contágio. A preparação é concreta e a retomada
virá naturalmente, de forma faseada. Primeiramente com as viagens de carro para
curtas distâncias, aquelas escapadas da cidade para o campo, para a praia ou
para as montanhas, como é o caso de Porto Alegre para a Serra Gaúcha.
Gramado tem um destaque especial, pelas
características únicas de organização e resiliência nesse período, que tem
despertado a curiosidade dos brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade
de conhecer a região, especialmente neste inverno. Pesquisas apontam que a
cidade é campeã na busca por viagens neste momento, seja em operadoras, sites
de viagem, ou buscas gerais na web. E durante o inverno, essas buscas se
intensificam. As baixas temperaturas combinam perfeitamente com a arquitetura
da cidade e com a variada gastronomia de toda a região da Serra Gaúcha.
Ainda falando da cidade, quem tem em
sua comunidade o grande motor propulsor do turismo, vale destacar os esforços
da iniciativa privada para a manutenção de grandes eventos como o Natal Luz,
por exemplo. É preciso planejamento, pensar o calendário para os próximos cinco
anos. Não podemos depender do poder público, o governo deve sim nos oferecer
sempre a melhor infraestrutura nas cidades, mas é responsabilidade das empresas
e dos moradores serem o grande diferencial, os protagonistas desse setor. E é
exatamente o exemplo que Gramado leva para o mundo como símbolo de trabalho de
seu povo, de suas empresas e de parceiros imprescindíveis.
Vamos redescobrir o prazer de viajar e
o Turismo sairá ainda mais forte desse período. A pandemia mostra que o desafio
é grande, mas maior ainda será a determinação de todos nós que movimentamos
esse setor tão importante para a economia e para o desenvolvimento do país.
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