quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Jornada de Negócios do Turismo – a descoberta de novas oportunidades


O turismo vive um novo momento, com união, criatividade e a busca constante pela descoberta do
NOVO. A afirmação foi constatada na abertura da Jornada de Negócios do Turismo, na tarde desta quarta-feira (28). Foram personagens deste momento, o diretor técnico do Sebrae/CE, Alci Porto; a presidente da Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE) da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Anya Ribeiro; a gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Karina Frota; e a consultora estratégica da Result Consultoria, Adriana Girão.

O evento, totalmente virtual, prossegue amanhã, dando ênfase às novas oportunidades para a geração de negócios vinculados ao turismo cearense. O objetivo é criar ambientes de negociações entre fornecedores e compradores do setor. A Jornada de Negócios é uma realização do Instituto Future, Associação Brasileira das Empresas de Eventos (Abeoc Brasil-CE), CSTE, organização da E+ e patrocínio do Sebrae/CE.

Como coordenadora, a presidente da CSTE, Anya Ribeiro, fez a apresentação dos convidados e mostrou-se otimista pela oportunidade de abrir caminhos para tornar o turismo cearense rentável e profissional. Esta é a perspectiva de cada um dos participantes, que elogiaram a iniciativa do evento e se mostraram confiantes nos resultados.

Alci Porto, mesmo reconhecendo os males acarretados pela pandemia, disse que uma coisa ficou de positivo: o despertar. Com isto ele comentou o que vem ocorrendo nas empresas, todas com um novo olhar para a nossa realidade. Como exemplo, ele citou o Sebrae, que antecipou em cinco anos as relações digitais e acelerou a tomada de decisões “que nos colocam num ambiente novo”. A digitalização ocorreu em duas semanas.

Para Alci Porto, a forma abrupta imposta pela pandemia vem acarretando mudanças, e as empresas precisam ter velocidade. Mudança do próprio negócio, mudança de comportamento e até de produtos. Ele sugere que o setor aproveite melhor as atividades culturais, o artesanato e descubra a oportunidade de novos negócios como já vem ocorrendo em regiões que estão sendo descobertas e transformadas pelo Sebrae em rotas turísticas.

A Jornada de Negócios do Turismo prossegue amanhã, com a apresentação de produtos turísticos e insumos e participação dos prestadores de serviços das Rotas Turísticas do Ceará, que abrangem litoral, serra e sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário