terça-feira, 17 de novembro de 2020

Workshop Turismo abre novas oportunidades para o setor com a parceria do BNB

Enid Câmara, presidente da Abeoc-CE FOTOS: Rafael Bezerra

A força das mulheres e a união dos parceiros deu sequência ao Workshop Turismo Economia Transformadora do Desenvolvimento, na tarde de hoje, encerrando uma programação de dois dias: 10 e 17 de novembro. A pauta foi sugestiva e animadora – Uma nova parceria: BNB e o Setor de Turismo e Eventos no Ceará. O conteúdo apresentado mostrou a determinação do Banco do Nordeste em ampliar sua atuação no turismo e promover o desenvolvimento do Estado do Ceará.

O Workshop, online e gratuito, foi uma realização da Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE) e da Associação Brasileira de Empresas de Eventos Secção Ceará (Abeoc-CE), presididas, respectivamente, por Anya Ribeiro e Enid Câmara, com a participação da diretora da Result Consultoria, Adriana Girão, e patrocínio de várias empresas e instituições. Como convidados, participaram o Superintendente Estadual do Banco do Nordeste no Ceará, Rodrigo Bourbon; a Gerente Executiva Regional do Banco do Nordeste, Francisca Jeania Gomes; e o Analista Técnico do Sebrae, Sílvio Moreira.

Anya Ribeiro, presidente da CSTE
Em clima de entusiasmo e acreditando em bons resultados, abriram o evento Enid Câmara e Anya Ribeiro, que agradeceram a participação dos painelistas e nominaram os patrocinadores. O Workshop teve sua programação técnica apresentada em dois dias, mas discutida e elaborada em várias reuniões, pelas idealizadoras.

Rodrigo Bourbon abriu a programação exibindo lâminas mostrando várias linhas de crédito do BNB, oferecendo taxas de juros a partir de 0,30% ao mês, prazos longos para pagamentos e mais facilidades ao crédito, tornando o banco mais perto do cliente. Segundo ele, os recursos do Banco do Nordeste ao segmento de turismo tiveram evolução nos últimos cinco anos e chegaram a R$ 78.709.798,00 em 2020, o maior do período.

Jeania Gomes disse que o Banco do Nordeste já participava da CSTE, mas não intensamente. Na atual gestão, houve provocação da presidente Anya Ribeiro e as coisas começaram a melhorar. BNB e CSTE intensificaram a parceria, e as perspectivas são boas para 2021. As ações começaram a acontecer no mês de setembro último, com reuniões virtuais, o que foi bem aceito pela diretoria do banco, que pretende implantá-las em outros Estados.

PRODETER

O foco para o turismo é o Programa de Desenvolvimento Territorial do Banco do Nordeste (Prodeter), que tem como estratégia contribuir com o desenvolvimento local e territorial. O Prodeter tem, entre outras ações, o objetivo de fortalecer as cadeias produtivas e incorporar inovações tecnológicas em atividades produtivas, bem como promover articulação de políticas públicas para o desenvolvimento local e territorial.

Nas ações entre o Banco do Nordeste e a CSTE já constam encaminhamentos como instalação do Prodeter Turismo nas diversas regiões onde estão implantadas as rotas turísticas, focar no micro e pequeno empresário do Turismo e articular consultoria para orientar os empresários sobre a documentação fiscal. Outra sugestão da CSTE, em análise, é criar o TURISMOAMIGO – BNB.

O Prodeter foi lançado há cinco anos e tem uma ação implantada na Ibiapaba – Plano de Ação Territorial – Território Mirantes da Ibiapaba. Outras regiões do Estado estão se articulando, através da CSTE, para estas formas de financiamento do Banco do Nordeste. No final da sua exposição, Jeania disse que o Ceará precisa conhecer a Ibiapaba, pois o fluxo atual da região é dos Estados do Piauí e Maranhão.

ROTAS TURÍSTICAS

A última palestra foi do técnico Sílvio Moreira, do Sebrae, que apresentou as cinco rotas turísticas existentes no Estado, que poderão ser as futuras clientes do Prodeter. Estão instaladas as seguintes rotas: Rota Mirantes da Ibiapaba, Rota Verde do Café (Maciço de Baturité), Rota do Cariri, Rota das Falésias (litoral Leste) e Rota das Emoções, a mais antiga, com abrangência nos Estados do Ceará, Piauí e Maranhão.

Sílvio falou dos diversos programas ofertados pelo Sebrae e das ações de orientação aos clientes empreendedores para que tomem a decisão mais acertada. Segundo ele, a pandemia aproximou mais as instituições, os modelos de negócios estão mudando e o Sebrae está disponível para orientar nas ações de crédito do BNB. Antes do encerramento houve debate e perguntas dirigidas aos painelistas.

Com a sensação de dever cumprido, Enid Câmara e Anya Ribeiro encerraram o workshop com a participação de Adriana Girão e da presidente do Sindieventos-CE, Circe Jane Teles da Ponte, que falou da importância da municipalização do Turismo. Enid Câmara despediu-se questionando a migração de pessoas do setor de eventos para novos negócios e sugeriu ao Sebrae uma pesquisa para que possamos identificar os negócios e descobrir como ajudar a estes empreendedores. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário