quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

CSTE faz a última reunião deste ano em clima de emoção e esperança

Numa janelinha virtual, sem cumprimentos afetivos e sem olho no olho, a Câmara Setorial de Turismo e Eventos (CSTE) da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), realizou a 87ª Reunião Ordinária, a última do ano de 2020, sob o comando da presidente Anya Ribeiro. Depois de uma jornada anual de muitos obstáculos, com o setor de turismo e eventos fortemente agravado pela pandemia e pelas medidas restritivas impostas pelo governo do Estado, a pauta foi diversificada entre momentos de emoção, esperança e homenagens.  

Anya Ribeiro iniciou os trabalhos com a presença do presidente da Adece, Eduardo Neves, que agradeceu a contribuição da equipe que dirigiu a CSTE neste ano de tantas dificuldades e apresentou resultados positivos. Anya Ribeiro solicitou o planejamento da Adece para o próximo ano e Eduardo disse que ainda estão sendo feitos alguns ajustes. Segundo ele, será criada uma linha de crédito para os pequenos e médios empresários e as câmaras serão mais conectadas em 2021. Esta conexão é uma proposta da presidente Anya Ribeiro, que espera uma evolução com conectividade.

As representantes do Núcleo Gestor/2020 da CSTE, Enid Câmara, presidente da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc-CE) e Circe Jane, presidente do Sindieventos, apresentaram suas despedidas e estão sendo substituídas por Ivana Bezerra e Luís Carlos Sabadia, ela do Fortaleza Convention & Visitor Bureau, e ele da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec).  

As lágrimas expressaram a emoção de Enid Câmara, que falou do novo ciclo que estamos vivendo e da necessidade de adaptação com este novo mundo, “mais neurótico do que nunca”. Enid e Circe deixam a diretoria da CSTE por acreditarem no valor da renovação e da importância de se formar novas lideranças. Para 2021, Enid espera que a câmara possa criar políticas públicas para o setor de eventos. A dupla, unida e sensível, considera que sua gestão foi positiva para o crescimento da CSTE. Circe fez um apelo por mais visão e ação para o setor de turismo e eventos, bastante fragilizado no momento.

MUITO TRABALHO

A pauta prosseguiu com a participação do secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, que iniciou seu pronunciamento falando que o ano trouxe mudanças de planos e que o turismo foi um dos setores mais afetados. Apesar de usar bastante a palavra “esperança”, Arialdo disse que, por falta de cumprimento dos protocolos, “vão fechar hotéis”. Ele lembrou que o Estado não tem estrutura para o controle da doença, e mesmo com a vacina, leva tempo. A previsão dele para chegar ao patamar de 2019, é no final de 2022.

Como alento, o secretário prometeu continuidade das obras de saneamento no Cumbuco e no Porto das Dunas, além de conclusão do Bondinho de Ubajara e implantação do teleférico do Horto do Padre Cícero. Anya Ribeiro mencionou a presença de representantes do interior: Cariri, Sobral, Baturité e litoral Leste. Esta participação das regiões turísticas é um esforço que a Anya vem fazendo para descentralizar as ações da CSTE e contribuir com o desenvolvimento do turismo nos municípios.

Arialdo reconhece que 2021 vai ser um ano de muito trabalho, da busca de novos mercados e novas negociações. Mais firme, o secretário disse que Sobral terá um novo aeroporto, Aracati terá voos para Campinas a partir de amanhã, o Cariri terá dois voos diários para Fortaleza e o Bondinho de Ubajara será entregue na Semana Santa.

HOMENAGENS

As emoções cederam lugar às homenagens da CSTE a pessoas e instituições. Receberam certificado de parceiro o técnico Alexsandro Lira Cavalcante, do Instituto de Pesquisa e Estratégia do Ceará (Ipece), por sua contribuição com pesquisas para o Estado; o Sebrae/CE, representado pelo superintendente Joaquim Cartaxo, por sua atuação como parceiro do setor de turismo e eventos; e a Abeoc-CE, representada pela presidente Enid Câmara, destacada por sua atuação neste ano difícil, procurando reanimar o setor e criar novas oportunidades. Enid fez uma divisão simbólica do certificado com os 43 associados da Abeoc-CE, com sua equipe de trabalho da Prática Eventos e externou sua preocupação com o decreto governamental que entrou em vigor ontem, e mais uma vez deixa o setor de turismo e eventos no chão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário