Thiago Vasconcelos, diretor executivo da Pier 1 |
Um ano marcado por paralisações,
retomadas surpreendentes e aumento na antecedência das compras. 2020 foi um ano
desafiador para todo o mundo, para o Turismo e, inclusive para os cruzeiros de
luxo. É o que mostra o Brazil´s Luxury Cruise Market Report, relatório
produzido pela Pier 1 Cruise Experts, especialista em cruzeiros de luxo, que
traz dados da operadora referentes a 2020.
As expectativas para o setor de
cruzeiros de luxo no início de 2020 eram as melhores, com a economia brasileira
aquecida, previsão de crescimento do PIB de 2%, além da expectativa de
lançamento de diversos novos navios – sendo cinco embarcações de luxo, que
somam aproximadamente 3 mil leitos, que foram lançadas e aguardam inauguração
oficial.
Segundo Thiago Vasconcelos, diretor executivo da Pier 1, mesmo com a iminência do decreto de uma pandemia,
janeiro se configurou como um mês positivo, com crescimento de vendas 29,1%
superior ao mesmo período de 2019.
Mas os planos e expectativas para
2020 começaram a mudar com a chegada da pandemia. Em março, todas as companhias
associadas à CLIA, decidiram, voluntariamente, paralisar as operações,
começando um grande trabalho conjunto de repatriação de todos os hóspedes e
tripulantes em condições desafiadoras com muitos portos e fronteiras fechadas,
além de poucos voos disponíveis em operação.
O ápice da crise chegou em maio,
com uma queda de 82,5% nas vendas e faturamento da operadora. O pior mês do ano
também foi um ponto de inflexão, pois, os meses seguintes foram marcados por
uma gradativa recuperação do volume de vendas, motivada, na época, pelas
notícias sobre o desenvolvimento de potenciais vacinas e de alguns países que
começavam a flexibilizar seus acessos.
O auge da recuperação aconteceu
em outubro, quando, pela primeira vez desde o início da pandemia, a Pier 1
apresentou uma performance 24,1% superior ao ano anterior. Porém, com as novas
ondas da Covid-19 ao redor do globo e, como consequência, o fechamento das
fronteiras, os dois últimos meses do ano voltaram a apresentar resultados
negativos.
DESTINOS DESTACADOS
A pandemia também trouxe mudanças
entre os destinos mais procurados, muito por conta da oscilação de
possibilidade de navegação em diversos pontos. A Europa Fluvial, com share de
20,1%, passou a ocupar a segunda posição, no lugar do Mar Báltico & Norte
da Europa. Já a Ásia & Oriente Médio, que apresentava um share de 12,6% em
2019, teve o percentual reduzido para 3,8%.
PERSPECTIVAS
Apesar de todas as adversidades
do ano, vale ressaltar aspectos positivos como o lançamento de 16 novos navios,
cinco deles das companhias de luxo. Para 2021, o planejamento é para o
lançamento de outras nove embarcações. Quando as companhias retomarem suas
operações, o mercado e os cruzeiristas terão à sua disposição uma das mais
modernas frotas de cruzeiros de todos os tempos.
Além disso, merecem destaque as políticas adotadas por grande parte das companhias de cruzeiros para protegerem os agentes de viagem durante essa crise sem precedentes, como honrar o pagamento das comissões das viagens canceladas e das remarcadas, e o oferecimento de bônus em créditos futuros para os clientes escolherem a viagem ideal.
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