Rede Turismo Rural Consciente lança
site, redes sociais e concurso cultural
“Com alegria participei do
surgimento desta rede inovadora e estratégica, que nasceu de maneira orgânica,
a partir da divulgação da Carta Aberta do Turismo Rural – a qual motivou a
realização de uma série de videoconferências entre os respectivos subscritores
com atuação nos diferentes elos da cadeia produtiva brasileira do Turismo Rural”,
lembra Andreia Roque, uma das fundadoras do TRC e porta-voz do Instituto Brasil
Rural.
OBJETIVOS
A Rede Turismo Rural Consciente
visa melhor compreender os impactos diretos e indiretos da pandemia (declarada
em 11 de março de 2020 pela OMS), e debater políticas públicas voltadas para
preservar a viabilidade do Turismo Rural, que, por sua própria natureza, deve
ser uma atividade sustentável, ambientalmente responsável, economicamente
viável e socialmente justa.
PARTICIPANTES
Mais de 100 empreendedores de
turismo rural, sediados em todas as regiões do Brasil, com atuação direta ou
indireta no mercado de viagens e turismo, incluindo prestadores de serviços de
valor agregado, retratam o coletivo Turismo Rural Consciente como uma atividade
dinâmica e em constante evolução, conectada para planejar a retomada gradual e
organizada da oferta e demanda. São profissionais da agropecuária e agricultura
familiar que apostam no resgate e na promoção do patrimônio cultural e natural
comunitário, enquanto atrativos turísticos.
ESTRATÉGIA
Unir forças, em meio ao contexto
da pandemia, para favorecer sinergias entre os atores participantes da rede
colaborativa, aberta à participação de todos os interessados em compartilhar
boas práticas e destacar exemplo de destinos e empreendimentos que adotam
protocolos e prestam serviços adequados ao novo padrão de segurança, a RTC atua
de maneira estratégica para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Social
(ODSs/ONU), conforme Agenda 2030.
As atividades desenvolvidas pela
RTC são programadas a partir de encontros virtuais organizados nos diferentes
Grupos de Trabalho (GTs), constituídos por meio do WhatsApp, integrados ao
Conselho Gestor.
CONCURSO CULTURAL
Para atrair novos participantes,
a RTC lança também concurso para a escolha do melhor slogan para o site. As
inscrições são gratuitas e estão abertas até o próximo dia 22 de abril – data
do Descobrimento do Brasil, Dia da Terra e do Agente de Viagens. O GT de
Comunicação do RTC selecionará três slogans que serão submetidos à votação
popular no Instagram. O vencedor terá direito de escolher como prêmio uma das
várias opções ofertadas pelos empreendedores da Rede.
Nenhum comentário:
Postar um comentário