quinta-feira, 20 de maio de 2021

Notícias de Gramado publicadas pelo colunista Miron Neto

Gramado é um dos destinos turísticos preferido pelos fortalezes. Por isto reproduzimos a coluna de Miron Neto para mantê-los informados

Pandemia deverá fechar 22% dos bares e restaurantes

Em 14 meses de pandemia de Covid-19, 12% dos restaurante e bares de Gramado fecharam suas portas. A revelação foi feita por Felipe Andreis, presidente da Abrasel - a entidade que congrega empresas do setor -, durante entrevista ao programa Gramado Notícias, da Gramado TV, nesta terça-feira (18). Felipe estima que até o final do ano mais 10% dos bares e restaurantes encerrem definitivamente suas operações.

Para Felipe Andreis, a principal dificuldade do setor é o fluxo de caixa, o acesso a financiamento para o capital de giro. "A pandemia não termina, as prestações já começaram a vir e o pessoal continua sem ter fluxo de caixa para pagar funcionários e fornecedores", revelou o presidente da Abrasel. Segundo Felipe Andreis, os primeiros dias de maio foram bons, mas não servem para compensar os prejuízos de 14 meses de pandemia.

"A grande questão é a inconstância. Precisamos abrir e ficar abertos. Poder estar trabalhando para planejar os pagamentos. Tem muita gente com pagamento em atraso, muita conta que ficou para depois", revelou Felipe.

Número de óbitos aumentou 67,8% entre janeiro e abril

O número de óbitos em Gramado aumentou 67,8% nos primeiros quatro meses de 2021, no comparativo com igual período de 2020. De acordo com o Portal da Transparência do Registro Civil, foram confirmadas 141 mortes em 2021, contra 84 no primeiro quadrimestre de 2020.

O aumento é justificado pela segunda onda de casos da Covid-19, que teve seu ápice em março, quando ocorreram 64 mortes, número 146% maior do que no mesmo mês de 2020, quando foram registrados 26 óbitos.

Vale ressaltar que nenhuma das 84 mortes do primeiro quadrimestre de 2020 foi provocada pela Covid-19. A primeira morte em decorrência da doença em Gramado só foi ocorrer em julho.

Seis hotéis de Gramado estão entre os 25 melhores do país

Além do líder Colline de France (foto), Gramado ainda conta com outros cinco hotéis na lista dos 25 melhores do País, de acordo com o portal TripAdvisor. Dos seis hotéis gramadenses, cinco deles estão no Top 7, inclusive o Valle Dincanto Midscale Hotel, representante brasileiro no ranking global da TripAdvisor de 2020.

Confira a lista dos seis hotéis de Gramado eleitos pelo público entre os melhores do país: Hotel Colline de France (1º), Hotel Ritta Höppner (2º), Valle Dincanto Midscale Hotel (3º), Hotel Estalagem St Hubertus (5º), Hotel Refúgio da Montanha (7º) e Hotel Casa da Montanha (24º).

Cresce o número de peregrinos nos caminhos de Caravaggio

Foto de arquivo, com uma multidão que não se compara ao momento atual
Se no primeiro ano, em 2019, apenas 150 peregrinos completaram seu trajeto, hoje são milhares que percorrem os 200 quilômetros do roteiro Caminhos de Caravaggio, que une os santuários de Canela e Farroupilha. Neste mês de maio, então, o número é bem mais expressivo em função de ser o mês onde se homenageia Nossa Senhora do Caravaggio.

Os Caminhos de Caravaggio passam pelos municípios de Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Farroupilha. O primeiro trecho, de 14,3 quilômetros vai do santuário de Canela até o supermercado Rissul, em Gramado. Dali, o peregrino segue mais 18,3 quilômetros até a Pousada Colina de Pedra, ainda dentro do município de Gramado, para depois caminhar mais 20,8 quilômetros até a Pousada Dona Solange, em Vila Oliva, em Caxias.

As pessoas que completam o trajeto, em Farroupilha, recebem medalhas de Nossa Senhora de Caravaggio. São pequenas e com a descrição do Santuário de Farroupilha e, claro: a imagem de Nossa Senhora com Joaneta. Além disso, outro momento proporcionado pela equipe do Santuário costuma provocar choro – é o Sino do Peregrino, que é acionado pelos romeiros assim que chegam ao Santuário.

Um novo mascote nas ruas da cidade e a volta dos shows

O Hard Rock Cafe Gramado ganhou um mascote, que já circula pelas ruas da cidade para alegria de crianças e adultos. Sir Kingston representa os lemas do Hard Rock e carrega as cores da bandeira do Reino Unido, onde a franquia foi criada em 1971.

O mascote é presença confirmada na retomada dos shows musicais. Diariamente às 19h30, três atrações locais podem ser conferidas no palco do restaurante temático rock’n’roll da Serra Gaúcha. Segundas, terças, sextas, sábados e domingos: Acoustic Sessions com Jerônimo Tomazelli; quartas é Noite dos Beatles com a dupla Star Beetles e nas quintas, Noite do Elvis com Johnny Grace.

Convention realiza a campanha Gramado Destino Seguro

O Gramado Canela Convention & Visitors Bureau Região das Hortênsias está promovendo a campanha digital Gramado Destino Seguro. A meta é reforçar o quanto a cidade é um lugar seguro em relação às medidas sanitárias. A ação divulga a hashtag #GramadoDestinoSeguro e convida o público a divulgar fotos em suas redes sociais, comentando porquê a cidade é segura.

O objetivo é impactar com uma mensagem simples e direta, tanto a comunidade que precisa se preparar para um novo Turismo, como os turistas, que devem compreender seu papel fundamental quando visitarem a região. Mais de 200 estabelecimentos do trade turístico gramadense contam com o selo do Ministério do Turismo e também com a certificação local, ambos sobre medidas protetivas contra a Covid-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário