quarta-feira, 16 de junho de 2021

36º Natal Luz de Gramado apresenta projeto de decoração

A cada ano, novos detalhes são inseridos na decoração FOTOS: Cleiton Thiele
A decoração é um dos pontos altos do Natal Luz de Gramado, que encanta pelas cores, musicalidade, luzes e criatividade e nos transporta para um mundo de sonhos, emoções e fantasias. O projeto decorativo foi apresentado pela Gramadotur, no dia 15 deste mês, no Hotel Laghetto Siena, com a presença de autoridades do município. A edição do Natal Luz deste ano terá 95 dias de duração e acontecerá entre 28 de outubro e 30 de janeiro/2022.

Participaram do evento o prefeito Nestor Tissot; a presidente da Gramadotur e secretária de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk; o vice-prefeito e presidente do Conselho da Gramadotur, Luia Barbacovi; e as decoradoras Neka Pante e Aline Herrmann, responsáveis pela concepção do projeto, que está́ em fase de cotação para licitação da execução. O 36º Natal Luz é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Gramadotur.

Arte e criatividade são visíveis na decoração
A limitação dos recursos financeiros, somada ao interesse de aproveitar elementos de edições anteriores, tornará esta edição do Natal Luz uma referência em sustentabilidade. A secretária Rosa Helena Pereira Volk evidenciou a questão do reaproveitamento de 80% dos materiais de edições anteriores do Natal Luz. “Nosso visitante vai encontrar uma cidade aconchegante e cheia de novidades, será um Natal de renovação e fé! ”, disse Rosa Helena.

As decoradoras Neka e Aline destacaram que a proposta é mostrar que somos uma pequena cidade na montanha. Entre os elementos decorativos estão alguns próprios de uma região montanhosa como lenha, feno, entre outros. Como sempre, as luzes terão predominância em toda a cenografia. "Nossa proposta é manter a essência do evento e as suas origens”, afirmou Neka Pante, acrescentando "que vamos ter muitas novidades, com detalhes que devem encantar crianças e adultos”.

Representantes do município acompanham os preparativos
Entre as novidades apresentadas estão a colocação de decoração da praça da Várzea Grande, sendo uma extensão da decoração do pórtico. Um dos destaques do local será́ o monumento da Bengala. A praça Major Nicoletti também receberá peças decorativas nesta edição do Natal Luz, que se somarão à tradicional iluminação que sempre a identificou e a destacou. Na Rua Coberta será́ mantida a Árvore Cantante, mesmo com a impossibilidade de receber corais.

O anjo que dá as boas-vindas ao visitante retornará à rótula no início da Avenida Borges de Medeiros (junto ao Lago Joaquina Rita Bier). O trecho da Avenida Borges de Medeiros entre a Praça das Bandeiras e a Rua Torta terá́ como destaque uma árvore com antigos brinquedos de madeira. “Nossa ideia é que as pessoas relembrem da sua infância”, afirma Neka. E a Rua Torta terá́ uma decoração com predominância do tom dourado, com destaque para um carrossel. A Vila de Natal, na Praça das Etnias, será́ totalmente remodelada.

O Natal Luz de Gramado supera as expectativas 
Em frente à Igreja São Pedro será́ montada uma árvore com nove metros de altura, com um visual que encantará tanto de dia como à noite. O canteiro central da Avenida Borges de Medeiros, entre a Rua Torta e a Rua Eusébio Balzaretti, terá́ a predominância de peças vazadas, com iluminação interna que garantirão uma beleza diurna e noturna e identidade com os pinheiros do Tannenbaumfest.

A rótula da esquina das Avenidas Borges de Medeiros e das Hortênsias terá́ uma decoração que reproduzirá uma pequena vila. A ideia é relembrar o primeiro Natal Luz. As peças decorativas como coral e pinheiros formarão um cenário diferente em todo o contorno da rótula. “De onde se olhar, o cenário vai ser diferente”, explicou Neka. As renas decoradas serão mantidas na Rua Pedro Benetti, assim como a decoração da Avenida das Hortênsias (da Prefeitura até́ o pórtico) e da Rua São Pedro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário