terça-feira, 7 de setembro de 2021

30ª Festa da Colônia mostra a força das agroindústrias no interior de Gramado

A família Augsten produz morangos e vai participar da Festa da Colônia FOTOS: Cleiton Thiele

Famílias que empreendem no interior de Gramado e que tem na agroindústria uma atividade destacada vão participar da 30ª Festa da Colônia, de 23 de setembro a 12 de outubro. São cerca de 75 agroindústrias que estão regularizadas e boa parte delas estarão na Festa da Colônia. Paralelamente à Festa da Colônia, acontece no complexo do Expogramado a 9ª Feira Feito em Gramado.

Uma das representantes é a Família Augsten, que produz morangos na região da Linha Ávila Baixa. A família foi uma das pioneiras na produção do morango há cerca de 35 anos. Cássia Augsten é quem faz grande parte das atividades com muito esmero e dedicação: “O pai (César) cuida da irrigação e colheita, a mãe (Vera) da produção, e eu faço de tudo, além de cuidar da agroindústria”, conta.

As geleias estão entre os produtos da agroindústria no interior de Gramado
A família cultiva três tipos de morangos, o Albion (Argentina e Espanha), o San Andreas (Espanha) e o Pircinque (Brasil), em uma área de 3 mil metros de estufas com cerca de 30 mil plantas e uma produção média anual de 25 mil kg. Na agroindústria, que fica a uma curta distância da área do cultivo de morangos, são produzidos cerca de 30 sabores de geleias. A geleia de morango é a especialidade da produção, as demais frutas são oriundas de outras regiões do interior de Gramado. “Tudo é comercializado em mercados e restaurantes de Gramado e Canela, além de outros locais em cidades do Estado do RS, São Paulo e Rio de Janeiro”, conta Cássia. Na agroindústria, além das geleias, são produzidos molhos para churrasco.

A variedade de sucos enriquece a produção das agroindústrias
O evento terá diversas atrações como bandas típicas, corais, fornos de barro, café colonial, as cozinhas da Oma e da Nonna, feira de produtos coloniais, os biers e uma Corte de Soberanas formada pela Rainha Maxine Fassbinder, da localidade do Quilombo Alto, e pelas princesas Alessandra Carina Grauer, da Linha Marcondes, e Mariana Pereira, da Linha Carahá.

A 30ª Festa da Colônia é uma promoção da Prefeitura de Gramado e realização da Autarquia Municipal de Turismo (Gramadotur). O patrocínio é da Golden Propriedades de Lazer e copatrocinio da Ambev. O evento tem o apoio da Roseflor, Sicredi, Construarte, Chocolate Caracol e Florestal Candies, Adylnet, Azul Viagens e Sebrae. Colaboração da Cristais de Gramado, Agente Cultural, AM Produções. A Rede Laghetto é o Hotel Oficial do evento e a Gramado Receptivo está junto com a Festa da Colônia como 'Receptivo Oficial".  A Azul Linhas Aéreas é a Cia aérea oficial nos eventos de Gramado.

A Festa da Colônia ainda conta com a correalização da Secretaria Municipal de Obras em conjunto com a Secretaria da Agricultura e Emater.

MAIS INFORMAÇÕES:

30ª Festa da Colônia – Unindo origens, celebrando tradições.

Onde: Expogramado (Avenida Borges de Medeiros, 4.111, Centro)

Quando: de 23 de setembro a 12 de outubro de 2021.

Fechado nas terças, com exceção do feriado do dia 12/10.

Segundas, quartas e quintas e domingos das 10h às 22h.

Sexta e sábado das 10h às 23h.

Acesso à Festa e Estacionamento – gratuitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário