quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Vitoriosa do câncer de mama conscientiza passageiros no Aeroporto de Fortaleza

 Integrada à campanha do Outubro Rosa, a Azul realizará amanhã, dia 21 de outubro, uma ação no Aeroporto Internacional de Fortaleza para marcar o mês de conscientização contra o câncer de mama

Outubro Rosa e Novembro Azul na programação da Azul
Uma vitoriosa da companhia, que venceu o câncer de mama, entrará em algumas aeronaves da empresa, momentos antes da finalização do embarque, para passar uma mensagem sobre a importância do autoexame e de exames preventivos contra a doença.

Graziele Carmona, de 43 anos, descobriu o nódulo aos 39, ao realizar um exame de rotina, que fazia todos os anos. Não tinha como detectar no autoexame porque o nódulo era bem pequeno. Foi preciso um ultrassom, uma mamografia e depois uma compressiva para descobrir a alteração. Daí fez a biópsia e comprovou. A cirurgia foi em 2017 e, em janeiro de 18, a vitoriosa passou por quatro sessões de quimioterapia e radioterapia.

"No início foi assustador, a parte pior foi esperar o resultado da biópsia. Quando meu mastologista falou o que era, eu consegui internalizar e resolvi encarar. Como eu só iria perder tempo chorando, perguntei ao médico o que tinha que fazer, porque eu queria resolver essa situação. E eu sempre digo que se toda mulher encarar o câncer como eu, o caminho fica mais fácil. Descobrir o nódulo de imediato, no exame de rotina, e correr atrás é o melhor caminho".

É o segundo ano que ela participa da campanha Outubro Rosa na Azul: "Fiquei muito feliz com o convite. Essa não é só uma campanha, é um movimento para as pessoas se cuidarem. Quanto mais demora [o diagnóstico], mais sofrido é o tratamento. Por isso, a importância de ter os exames em dia e descobrir precocemente para ser mais fácil de lidar. A mensagem que deixo é que as mulheres se cuidem e façam sempre os exames, porque o câncer não é o fim do mundo", conta. "A vida da gente muda completamente, aprendi a me cuidar mais, faço exercícios, me alimento bem", completa.

O testemunho da mulher que venceu a doença é uma das formas mais relevantes de falar sobre este tipo de câncer, que, segundo dados do Ministério da Saúde, é responsável por cerca de 60 mil novos diagnósticos por ano no país. Um número alarmante.

MAIS INFORMAÇÕES

Quando: quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Horário: entre 9h e 17h (o horário de chegada da imprensa é opcional e não é preciso permanecer no aeroporto durante toda a ação)

Local: Aeroporto Internacional de Fortaleza

Nenhum comentário:

Postar um comentário