segunda-feira, 21 de março de 2022

Turismo cearense é praticado com amadorismo e oferece risco aos visitantes

 Edgony Bezerra - jornalista

Falta segurança aos banhista no Buraco Azul
Não é de hoje que eu aponto algumas falhas existentes na prática do turismo cearense. Autoridades locais e empresários do setor não admitem esta realidade. Preferem “empurrar com a barriga” pois acham que está dando certo e é melhor não mexer. E a sorte está do lado deles. Muitas coisas acontecem e todos fazem “vista grossa”. Ninguém desperta para as precárias condições ofertadas nos atrativos existentes no litoral.

Nosso turismo é praticado com risco constante: são passeios de buggies, quadricíclos, cavalos, ultraleves e tirolesas. Em todos, o risco de acidente é constante e não há atendimento para socorrer as vítimas. Várias vezes turistas sofreram acidentes em Jericoacoara e não receberam atendimento por falta de condições no posto de saúde de Jijoca de Jericoacoara. Não há postos de saúde e nem mesmo um atendimento de primeiros socorros em todo o litoral cearense. A única exceção é o Beach Park e nada mais.

Hoje, o tema ganhou as manchetes. Enquanto assimilávamos o acidente ocorrido com um turista do Rio de Janeiro numa tirolesa em Tatajuba, município de Camocim, ocorreu um caso mais grave com a morte por afogamento de um turista de São Paulo, no Buraco Azul, na localidade de Caiçara, município de Cruz, ambos no litoral oeste do Ceará e incluídos como atrativos de Jericoacoara. No caso do Buraco Azul, houve reação do público com depredação de uma barraca.

Fica difícil acreditar que uma atividade econômica tão importante para o desenvolvimento do Estado continue com práticas amadoras, sem planejamento e sem fiscalização. Na capital, Fortaleza, não é diferente. Além da violência urbana, não há ordenamento da oferta turística. Os passeios acontecem livremente, ofertados na praia, sem nenhum vínculo empresarial. Não há preocupação com isto. Os vendedores de rua estão facilmente comercializando nas calçadas. Salve-se quem puder, e assim caminha o turismo cearense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário