quarta-feira, 29 de junho de 2022

Viçosa do Ceará está na Rota Mirantes da Ibiapaba com sabores e músicas

O Pão da Vida muda o sabor de Viçosa do Ceará e da Rota

 Mirantes da Ibiapaba

Colaboradoras exibem os produtos da Padaria Pão da Vida
Conheci Viçosa do Ceará com sabores de licor e peta (biscoito de polvilho) ao som do pífano do empresário Alfredo Miranda. Era um diferencial na mais bela cidade da Ibiapaba. Os itens me atraíram e foram destaque em reportagem para o caderno Turismo do Diário do Nordeste na década de 90. Muita coisa mudou na cidade, mas os sabores continuam e foram acrescidos de outras novidades.

O Restaurante Pão da Vida oferece 30 variedades de pratos
O mundo encurtou e os meios de comunicação mostram que a gastronomia é aliada do turismo. Muitas pessoas viajam para conhecer o sabor de cada região. Viçosa se destaca na música e nos sabores diferentes. Conhecedor disso, o empresário Everaldo Mapurunga instalou a padaria Pão da Vida, que agrega um restaurante com comida saborosa, com uma oferta de 30 variedades de pratos. “Somos o maior estabelecimento de alimentação da cidade e quiçá da Serra da Ibiapaba”, diz Everaldo.

A Padaria, Confeitaria e Restaurante Pão da Vida está instalada num casarão
Criativo, Everaldo abriu espaço para outra vocação da cidade: a música. Sem visar lucro, ele implantou o projeto social Pão da Vida para crianças e jovens de Viçosa do Ceará descobrirem aptidões para a música, numa perfeita integração das comunidades. Com 250 participantes, o projeto apresenta resultados que estão agradando e dando ao empresário a satisfação de abrir caminhos para o futuro e tornar os jovens felizes.

Everaldo fala com entusiasmo do seu empreendimento. “Somos uma padaria beneficente. Com o que seria o lucro do estabelecimento, mantemos uma obra social que beneficia crianças em vulnerabilidade. Oferecemos formação musical (aqui é a cidade dos festivais), esportes, oficinas de português/matemática e oficina de temas sociais. As crianças recebem uniformes e alimentação e participam das atividades entre 10,5 a 17,5 horas semanais.

Colaboradores da padaria e os participantes do projeto social
O projeto social contempla várias vertentes profissionais. Muitos dos colaboradores da padaria foram assistidos pelo projeto quando criança e conquistaram uma formação e um emprego. Entre os colaboradores estão pais e mães de crianças assistidas. A obra social existe há 31 anos e o Pão da Vida tem 21 anos. “O cliente é nosso patrocinador”, conclui Everaldo, informando que não recebe ajuda do governo para manter as atividades. A Padaria, Confeitaria e Restaurante Pão da Vida ocupa um casarão histórico na Praça General Tibúrcio, no centro da cidade.

VIÇOSA DO CEARÁ

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção em Viçosa do Ceará
Viçosa do Ceará, o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente foi habitada por índios Tabajaras. No ano de 1700 os padres jesuítas, Manuel Pedroso e Ascenso Gago, fundaram oficialmente a “Aldeia da Ibiapaba”, onde hoje se situa Viçosa do Ceará. Um marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção pelos jesuítas, entre 1691 e 1700. É a mais antiga do Estado, com registro de fundação de 15 de agosto de 1700.

Há informações de que existem túneis subterrâneos embaixo da igreja, que dão acesso a várias casas antigas da cidade. Os túneis eram usados pelos jesuítas para escaparem dos ataques indígenas. Na cidade nasceram personalidades como o jurista Clóvis Beviláqua e o General Tibúrcio.

Theatro Pedro II, acervo cultural da cidade
Viçosa se destaca pelos espaços públicos bem cuidados e por preservar um belo casario. Entre os prédios históricos mais famosos está o Theatro Pedro II. A cidade tem muitas opções para o turismo ecológico, com trilhas e pedras que atraem os visitantes. Na área do lazer, os destaques são os festivais de música. Seu evento de maior porte é o Festival Mel, Chorinho e Cachaça, que teve sua 10ª edição neste mês de junho/22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário