quinta-feira, 21 de julho de 2022

Trilhas abrem caminhos para o turismo de aventura em Quixadá

Momento de contemplação do pôr do sol no topo da Pedra dos Ventos

Nem todas as belezas de Quixadá, no Sertão Central do Ceará, estão na vitrine. Muitas descobertas são feitas pelos visitantes. Precisa ser desbravador, gostar de aventura e “suar a camisa”. São muitas as opções: Rota do Sertão Central, Rota das Trilhas, Rota dos Observadores de Pássaros, Rota do Voo Livre, Turismo de Contemplação e Contato com a Natureza. 

Em clima de conquista, o grupo venceu a escalada
Neste clima de descoberta, nossa sugestão é a Rota das Trilhas. O grupo de trilheiros Pé na Pedra faz os roteiros e mostra os caminhos da aventura. Além disto, o trilheiro mais habilitado é o empresário Antônio Almeida, do Hotel Pedra dos Ventos, ponto de apoio e de conhecimento para os turistas.

O prazer de quem venceu os obstáculos e chegou no topo da pedra
Para os profissionais deste esporte, fazer trilha é entrar em sintonia com a natureza. E as trilhas de Quixadá possuem características bem singulares em sua geografia. A maioria são trilhas curtas com obstáculos ou longas sem muitos obstáculos. As trilhas levam a belas imagens e encantam os amantes dos esportes de aventura. No final, todos agradecem por terem conhecido um paraíso e superado as dificuldades em busca de novas emoções.

Um capricho da natureza simboliza os monólitos de Quixadá
Quixadá se destaca pela beleza dos monólitos, representados pela Pedra da Galinha Choca. É também a terra da escritora Rachel de Queiroz, que mesmo não sendo nativa, encontrava inspiração no desabrochar do verde na sua fazenda Não Me Deixes. A fazenda, a 30 quilômetros da sede do município, guarda histórias da família e de refúgio da escritora. Parte da área da fazenda foi transformada por ela em Reserva Particular do Patrimônio Natural.

O Chalé da Pedra, no centro da cidade, funciona como centro cultural
A casa foi construída em 1955, com material da própria fazenda. É uma casa rústica com rede na varanda, camas de madeira, fogão a lenha, potes de barro e quartinhas. Mesmo com a agenda cheia, Rachel de Queiroz passava meses na fazenda, independente de tempo chuvoso ou ano de seca. Particularidades da escritora cearense estão no Memorial Rachel de Queiroz, instalado no Chalé de Pedra, no centro da cidade.

O Açude do Cedro preserva sua estrutura e guarda lembranças históricas da construção
Outra relíquia de Quixadá é o Açude do Cedro, que guarda o valor histórico da sua construção. Foi a primeira obra hídrica realizada pelo governo brasileiro. A ordem de construção foi dada pelo imperador D. Pedro II, sensibilizado com o impacto social causado pelo período de seca de 1877 a 1879. O atraso em obras públicas já ocorria naquela época, pois a obra só foi iniciada em 15 de novembro de 1890, dez anos depois da seca, e concluída em 1906. Pela importância histórica e beleza natural, o Açude do Cedro foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1977.

É bom chegar e contemplar a beleza que nos rodeia no topo das pedras
O Açude do Cedro e a Pedra da Galinha Choca são vistos ao mesmo tempo, numa paisagem que encanta e desperta curiosidade. Apesar dessa vizinhança amigável, moradores antigos falam de uma lenda indígena com relatos de que a Pedra da Galinha Choca nem sempre esteve no local onde se encontra hoje. Conforme a lenda, a Galinha Choca é formada pela pedra “mãe” e todas as outras seriam suas filhas.

Esta afirmação reforça outras existentes em Quixadá, como lugares mal-assombrados e aparição de discos voadores. Ficou curioso? Tem muito mais em Quixadá. Visite as trilhas e comece pela Pedra da Galinha Choca. É possível subir no rabo e na cabeça da galinha. Suba escalando e desça fazendo rapel.

TRILHA DA GALINHA CHOCA/AÇUDE DO CEDRO

Grupo inicia a caminhada em busca de novas emoções
Localizada a seis quilômetros do centro de Quixadá, a Trilha da Galinha Choca tem uma subida íngreme em toda a sua extensão. É avaliada como uma das mais belas e procuradas trilhas do Sertão Central, por sua magnitude de paraíso natural. Para percorrê-la é preciso ter resistência, devido a longa extensão. Em alguns momentos faz-se necessário o uso de cordas. No alto, a beleza se multiplica e a paisagem ganha mais detalhes com a vista de todo o espelho d’água do Açude do Cedro.

PEDRA DO CRUZEIRO

A Pedra do Cruzeiro é um desafio para os trilheiros
A Pedra do Cruzeiro é a maior formação rochosa ou monólito de Quixadá, situada próxima ao centro da cidade. Sua altura é de 90 metros acima do nível do mar. Pela sua localização e fácil acesso, a pedra deve ser conhecida antes, como ponto de partida para a região dos monólitos. É um dos mirantes naturais de maior encantamento para os apreciadores do mais belo pôr do sol do interior cearense. Do topo da Pedra do Cruzeiro o visitante avista a cidade de Quixadá e tem a sensação de que o criador foi generoso com essa região. O monólito recebeu este nome no ano de 1934, pela existência de uma cruz de concreto erguida no seu topo.

TRILHA PEDRA DOS VENTOS

A natureza mostra-se encantadora para os aventureiros
Hotel Pedra dos Ventos e Trilha Pedra dos Ventos se confundem na beleza de Quixadá e na descoberta dos visitantes. Os dois se completam e quem ganha é o turista. O Hotel Pedra dos Ventos integra a paisagem de Quixadá e oferece o conforto e as novidades de um hotel fazenda. Localizado no distrito de
Juatama, a 10 quilômetros da cidade, o hotel está inserido na paisagem serrana e oferece várias trilhas que desbravam mirantes naturais e rios. Há trilhas com longas caminhadas que nos levam à bravura do topo, de onde se vislumbra a vista dos monólitos e do povoado de Juatama.

Grupo chega ao topo e sente-se realizado
A Pedra dos Ventos é o ponto alto da aventura. Seu topo é plano e dá para fazer piquenique ou um dia com amigos em contato com a natureza. No retorno, estão disponíveis as belas instalações do Hotel Pedra dos Ventos, com seu conjunto de piscinas. Para o proprietário Antônio Almeida, sensível às imagens e conhecedor das trilhas, os passeios a Quixadá se eternizarão na memória dos visitantes.

TRILHA DO LEMOS

Uma escalada incrível para momentos raros
Conhecida popularmente como trilha da Julieta, a Trilha do Lemos está localizada na zona urbana de Quixadá, a dois quilômetros do centro. É uma trilha de fácil acesso, ideal para iniciantes. A trilha é composta de um complexo de monólitos com vista panorâmica da cidade, ideal para fotos e realização de piqueniques. O momento é único e sugere contemplação da natureza.

Fontes: Antônio Almeida e grupo de trilheiros Pé na Pedra 

Fotos: Antônio Almeida e Gina Pinheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário