Desde 1980, os setores ligados ao mercado de viagens no
Brasil e no mundo celebram em 27 de setembro o Dia Mundial do Turismo. A data
foi escolhida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), agência vinculada às
Nações Unidas, para marcar o aniversário da adoção dos estatutos da organização.
Além disso, sinaliza o final da alta temporada no hemisfério norte e o início
no hemisfério sul.
A Embratur considera que motivos não faltam para o setor
turístico do Brasil comemorar no Dia Mundial do Turismo, celebrado neste 27 de
setembro, após dois anos de restrições impostas pela pandemia de Covid-19. E
cita entre os motivos a entrada e gastos de estrangeiros em alta, malha aérea
internacional mais de 80% recuperada e hotéis com taxa de ocupação cada vez
mais satisfatória.
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Sílvio Nascimento FOTO: Erasmo Salomão |
A malha aérea internacional do Brasil também exibe sua força.
Em agosto, atingiu quase 81% de sua capacidade -- algo que não ocorria desde
2019. Para atingir a meta de 100% da conectividade ainda este ano, a Embratur
tem articulado com empresas aéreas a ampliação de rotas para o Brasil. Até
fevereiro de 2023, devem entrar 195 novos voos e frequências adicionais à malha
aérea internacional do país, tornando o acesso do viajante ainda mais fácil.
O gasto de visitantes estrangeiros no Brasil é outro indício
de que a retomada do turismo no país ganha cada vez mais força. Segundo dados
divulgados pelo Banco Central, a receita gerada por turistas de outros países
de janeiro a julho deste ano ficou em US$ 2,77 bilhões, praticamente o dobro do
mesmo período em 2021, quando o gasto ficou em US$ 1,052 bilhão.
Este ano, ultrapassamos a marca de 1 milhão de turistas
estrangeiros vindo ao Brasil pela primeira vez desde 2020 e o impacto econômico
é reflexo deste fluxo. São receitas que alimentam e sustentam o setor, gerando
emprego e renda para quem trabalha e vive do turismo”, destaca o presidente da
Embratur, Silvio Nascimento.
OCUPAÇÃO EM ALTA
Impulsionado por datas comemorativas e períodos
historicamente atraentes como as férias de julho, por exemplo, o setor
hoteleiro do Brasil também tem motivos para comemorar após o duro período de
fechamento. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis
(ABIH), a hotelaria nacional registrou uma média de 85% na taxa de ocupação
hoteleira em julho de 2022.
A expansão hoteleira reforça o cenário promissor. Estão em
construção 124 hotéis espalhados em 93 cidades brasileiras, superando a marca
de 18 mil quartos novos. Desse total, 38% dos hotéis estão em construção
avançada e 62% em início de desenvolvimento, o que corresponde a R$ 5,3 bilhões
em investimentos até 2026. O estudo é do “Panorama da Hotelaria Brasileira
2022”, realizada pela HotelInvest em parceria com o Fórum de Operadores
Hoteleiros do Brasil (FOHB).
Diante deste cenário concreto de recuperação, a Embratur mira
em ações de promoção do país no exterior para seguir ampliando a vinda de
turistas estrangeiros. Com o apoio do Sebrae, a Agência marcará presença em
seis feiras internacionais, nas cidades Buenos Aires, Las Vegas, Nova York,
Londres, Assunção e Barcelona. Também promoveu, neste mês, cinco roadshows pela
Europa, passando por Londres, Paris, Frankfurt, Madri e Lisboa.
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