quinta-feira, 10 de novembro de 2022

Rota das Falésias mostra a natureza em cores no litoral leste do Ceará

A lua e a estrela se firmaram como símbolo de Canoa Quebrada

É verão, é sol, é beleza. Assim definimos o litoral leste do Ceará, que forma a Rota das Falésias. São oito municípios: Aquiraz, Eusébio, Pindoretama, Cascavel, Beberibe, Fortim, Aracati e Icapuí, abrangendo 35 praias. Para mostrar este destino turístico de natureza e cores, o Portal Rotas do Ceará apresentou uma Live de encerramento do Circuito Rotas do Ceará, que promoveu todas as rotas: Rotas das Emoções, Rota Verde do Café, Rota do Cariri, Rota Mirantes da Ibiapaba e Rota das Emoções

Participantes da Live sobre a Rota das Falésias
A Live foi apresentada no dia 8 de novembro, com abertura feita por Alisson Castro Braga e participação de Ana Carla Montenegro, gestora do turismo no Sebrae Aracati; Talita Leite, diretora dos hotéis Coliseum Beach Resort e Parque das Fontes; Geraldo Meneses, da Agência de Desenvolvimento da Rota das Falésias (Adeturf); e Mamede Rebouças, presidente da Associação dos Empreendedores de Turismo, Artesanato e Cultura de Cascavel (Assetuc).

A beleza das falésias se apresenta para os turistas nos passeios de buggy
O evento começou com a exibição de um vídeo mostrando imagens fascinantes do percurso. Praia, mar, dunas e falésias despertam nativos e visitantes para um passeio inesquecível. Se depender do entusiasmo dos participantes da Live, o destino despontará como atração turística e mostrará contemplação das falésias, esportes náuticos, passeios de buggy, boa gastronomia e o slogan contagiante de Mamede Rebouças: Alegria, alegria.

Ana Carla abriu os trabalhos informando que a Rota das Falésias foi criada em 2009, como resultado do esforço conjunto dos empresários, com o objetivo de desenvolver roteiros integrados de Aquiraz a Icapuí. A meta é que o turista faça todo o percurso e encontre surpresas em cada município. Compete ao Sebrae a capacitação e roteirização.

Falésias de diferentes formas fazem a beleza da Praia das Fontes
A Rota das Falésias tem como proposta valorizar e compartilhar com os visitantes as belas paisagens e a estrutura existente de barracas de praia, restaurantes, pousadas e pequenos e grandes hotéis. A meta é fortalecer o turismo de forma organizada, seguindo a rota e gerando emprego, renda e novos negócios. 

Indagada pelo empresário Milton Macambira, do Solar das Fontes, sobre o Selo de Qualidade Sebrae, Ana disse que o objetivo do selo é sugerir melhorias para o empreendimento e avaliar o atendimento. Este ano, 20 empresas do litoral leste estão participando do selo, que será entregue ainda neste mês.

DESBRAVADOR

O Coliseum Beach Resort encanta pela sua beleza arquitetônica
Talita Leite entrou como mensageira de uma história de sucesso e pioneirismo, enfocando o dinamismo e a determinação do seu pai, Darlan Leite, que construiu o Hotel Parque das Fontes há 34 anos. Naquela época, Darlan conheceu a Praia das Fontes, encantou-se com a beleza do lugar e foi à luta para que o Brasil e o mundo tivessem a oportunidade de conhecer este paraíso. Construiu um pequeno hotel e depois outro hotel e hoje tem uma oferta de mais de 600 apartamentos. Foi um desbravador do destino, que gera emprego para os nativos e atrai outros investidores.

O parque infantil é um diferencial no Hotel Parque das Fontes
Além da estrutura física de beleza e conforto, os hotéis Parque das Fontes e Coliseum adotam o sistema All Inclusive, que permite o consumo de comidas e bebidas incluído no preço das diárias. Para o encantamento de toda a família, o Hotel Parque das Fontes é o queridinho da garotada, que pode desfrutar de um parque infantil com brinquedos emocionantes. Os dois hotéis oferecem amplos espaços para shows e eventos.

Empolgada com o trabalho, Talita disse que tem orgulho da sua equipe e acrescentou que “o mundo está mudando e temos que pensar como vamos apresentar o nosso Ceará”. A sugestão é unir entidades e pessoas em torno da mesma causa.

Águas Belas mostra o encantamento das praias de Cascavel
Mamede Rebouças entrou com sua proposta de alegria, mas com determinação para reivindicar. Ele parte de três pilares para um turismo sustentável: equipamentos estruturados, povo capacitado e região promovida. Citou como necessidades a sinalização turística, preços acessíveis e o envolvimento da comunidade para saber o que é e divulgar a Rota das Falésias.

O Hotel Jangadas oferece conforto e se insere na paisagem de Águas Belas
Mamede, também desbravador das praias de Cascavel, comanda o Hotel Jangadas, na praia de Águas Belas. A exemplo de outros municípios, que oferecem festivais gastronômicos, Mamede promove o Festival da Sardinha, realizado no início deste mês, na praia da Caponga, com mais de 15 mil pessoas nos três dias. Além da oferta gastronômica e musical, o evento valoriza o pescador e oferece atrativos para a participação cultural de estudantes. Em busca de visibilidade e sustentabilidade para o Festival da Sardinha, Mamede anuncia os 15 anos do evento em 2023.

Mar e falésias de Icapuí nos arredores da Oh! Linda Pousada
Geraldo Meneses, também entusiasta da rota, disse que os desafios são muitos e citou o desejo de ter o poder público (prefeituras) como parceiro para desenvolver a rota. Outro desafio citado pelo empresário é a falta de um gestor para a rota, considerando que todos os integrantes têm seus negócios e são bastante ocupados.

SORTEIOS

No final da Live, houve sorteio de finais de semana para os participantes inscritos. Os ganhadores foram:

Airton Cabral, um fim de semana no Coliseum Beach Resort (Beberibe)

Camila Regina Dantas, um fim de semana no Oh! Linda Pousada (Icapuí)

Ivone Moraes, um fim de semana no Hotel Jangadas (Águas Belas)

Alexandra Macagnan, um fim de semana no Hotel Parque das Fontes (Beberibe)

Gabriel Leal de Miranda ganhou um curso ofertado pelo Sebrae 

Nenhum comentário:

Postar um comentário