domingo, 22 de janeiro de 2023

Vertedouro de Itaipu deve continuar aberto até o final de janeiro

O tempo é pouco, mas quem está ou tem viagem para Foz do Iguaçu nos próximos dias deve aproveitar para observar um espetáculo que não acontece com frequência: o vertedouro aberto

Vertedouro aberto FOTO: Rubens Fraulini/Itaipu Binacional
O vertedouro da usina de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), na fronteira do Brasil com o Paraguai, deve permanecer aberto até pelo menos o final deste mês de janeiro. A previsão da Diretoria Técnica se baseia nas condições hidrológicas do Rio Paraná e no atual panorama de geração de energia. O vertedouro é considerado uma das partes mais importantes de uma barragem, seja ela de usina hidrelétrica, mineradora, irrigação, abastecimento, navegação ou outros.

As comportas da calha esquerda foram abertas no último dia 14, com previsão inicial de duração de dez dias, e deve continuar até o final do mês. A medida é necessária para escoar o excedente de água não usado para geração de energia e manter a segurança da barragem.

Vertedouro fechado FOTO: Edgony Bezerra
Outras hidrelétricas do Sistema Interligado Nacional (SIN) também passaram a verter nos últimos dias, como no complexo Belo Monte (Rio Madeira) e nas bacias dos rios São Francisco e Rio Grande. A elevação do nível do reservatório destas usinas foi causada pelo aumento das chuvas, associado ao incremento da geração pelas fontes fotovoltaica e eólica.

Na quarta-feira (18), foram abertas as comportas do vertedouro da usina de Porto Primavera, em Rosana (SP), instalada no Rio Paraná, a montante (acima) de Itaipu. A recuperação dos principais reservatórios brasileiros ocorre após um período de forte escassez hídrica, nos anos de 2021 e 2022.

TURISMO

A última abertura do vertedouro de Itaipu ocorreu em 23 de outubro de 2021, portanto, há mais de um ano. O vertimento animou moradores e turistas que visitam Foz do Iguaçu. No primeiro fim de semana (sábado, 14, e domingo, 15), mais de seis mil pessoas visitaram a usina.

A expectativa do Complexo Turístico Itaipu (CTI) – responsável pela gestão do setor – é que esse número permaneça alto, impulsionado também pelas férias escolares.

Os interessados podem consultar os tipos de passeios, horários e fazer reservas no site do CTI: www.turismoitaipu.com.br.

A ITAIPU

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 2,9 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 8,6% do suprimento de eletricidade do Brasil e 86,3% do Paraguai. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário