segunda-feira, 5 de junho de 2023

Congresso de jornalistas mostra a cultura e a história da Bahia

Por Edgony Bezerra

Heloisa Braga no primeiro dia do Congresso da Febtur FOTO: Divulgação
Com as bênçãos do Senhor do Bonfim e da Santa Dulce dos Pobres, Salvador sediou o l Congresso da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur), nos dias 1, 2 e 3 de junho/2023. O evento aconteceu na Casa do Comércio e reuniu 120 participantes, entre jornalistas, comunicadores e convidados de 21 Estados do Brasil. A solenidade de abertura foi prestigiada por autoridades dos governos do Estado e do Município e por representantes de entidades.

Gorgônio Loureiro abre o l Congresso Febtur
As atividades foram comandadas pelo presidente nacional de Febtur, Gorgônio Loureiro e pela presidente da Febtur-BA, Heloisa Braga. Os dois foram responsáveis por uma programação que abordou temas importantes para o turismo e o conhecimento dos congressistas. Uma mostra do potencial turístico da Bahia foi apresentada nas visitas técnicas, com apoio de entidades e da hotelaria.

Pelourinho: atração histórica de Salvador FOTO: Divulgação
O apoio do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura de Salvador e de entidades e empresas privadas tornaram possível o êxito do evento, criando e elevando a credibilidade da Febtur. Fundada em 2021, a Febtur apresenta, em um ano e meio, filiados nos Estados do Acre, Amazonas, Amapá, Pará, Roraima, Goiás, Rio de Janeiro, Tocantins, Alagoas, Paraíba, Sergipe, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo e Rio Grande do Sul. Loureiro espera que no próximo encontro, em 2024, todos os Estados brasileiros estejam integrados à Febtur.

O que dizer do Ceará? Com a decadência do jornalismo impresso, os espaços dedicados ao turismo desapareceram, embora esta atividade esteja se posicionando para uma retomada vitoriosa. Avante Ceará! O Estado precisa de divulgação e a Febtur está de portas abertas com a missão de divulgar os destinos turísticos

VISITAS TÉCNICAS

Visita dos congressistas ao Santuário Igreja do Bonfim FOTO: Divulgação
As visitas técnicas constantes na programação abriram muitas possibilidades para conhecimento do potencial turístico da Bahia. Uma das visitas mais emocionante foi ao Santuário da Santa Dulce e ao Santuário Igreja do Bonfim. Os padres que nos receberam falaram sobre turismo religioso, uma atividade promissora na Bahia.

Residência de Jorge Amado FOTO: Edgony Bezerra
O turismo cultural foi destaque nas visitas à Casa do Rio Vermelho, onde morou Jorge Amado, com grande acervo do escritor e da sua mulher Zélia Gattai. Jardim preservado mostra os locais de inspiração de Jorge Amado. Outras paradas foram na Casa do Carnaval e na Casa da Música, atrativos que a Bahia tem grande domínio.

A programação gastronômica foi destaque nas visitas técnicas e começou com jantar oferecido pela Prefeitura de Camaçari, no Restaurante Zélia Gattai, na Casa do Comércio. Antes, houve uma apresentação de Camaçari, uma nova atração para o turismo na Bahia. Outro ponto de encontro gastronômico foi um almoço no Senac Pelourinho, seguido de apresentação do Ballet Folclórico da Bahia, no Teatro Miguel Santana.

Vila, ponto de encontro na Costa do Sauipe FOTO: Edgony Bezerra
Sábado, último dia do evento, os congressistas foram recebidos em almoço no Quality Hotel e seguiram para a Costa do Sauipe, onde participaram de coquetel, jantar e noite musical. Uma programação alegre com passeio na vila, tendo a lua como testemunha. Loureiro e Heloisa eram só alegria, com a sensação do dever cumprido.

Gorga, a cara da felicidade FOTO: Divulgação
No final do evento, foi decidido que o Congresso da Febtur acontecerá em anos alternados e intercalado por encontros. Assim, em maio de 2024 acontecerá o l Encontro da Febtur, em Natal-RN.

Heloisa em clima de alegria FOTO: Divulgação
O encerramento do l Congresso Febtur foi oficializado com a publicação da Carta de Salvador, cujo conteúdo destaca que “Nosso l Congresso foi um sucesso pleno de êxito e devemos isso ao apoio institucional dos Governos do Estado, do Município de Salvador e de empresas do nosso meio. Só nos resta retribuir”.

Continuando, a Carta de Salvador afirma que “A Febtur e seus congressistas saem de Salvador fortalecidos com esse poder que emana de seu povo e em nome desta pluralidade e diversidade, como jornalistas e comunicadores, seremos seus embaixadores em outras partes do Brasil”.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário