quarta-feira, 20 de setembro de 2023

ANO 35: Capital humano é a chave da transformação no Festuris

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello aguardam mais uma edição do Festuris FOTOS: Gustavo Merolli
A Feira Internacional de Turismo (Festuris) de Gramado chega aos 35 anos com muitas novidades. O evento acontecerá de 9 a 12 de novembro com a presença de importantes players do mercado turístico, assim como autoridades e imprensa para mais uma edição histórica. Nesta edição, que tem como mote: “Capital Humano: chave da transformação”, são esperados 15 mil participantes no Festuris. São mais de 2,7 mil marcas em exposição e 40 destinos internacionais representados.

Uma das grandes novidades é a ampliação de espaço físico do evento em 20%. Pela primeira vez, o Festuris utilizará os três pavilhões do Centro de Feiras do Serra Park. Dois deles completamente com estandes, e o Meeting, parte do conteúdo do evento, ganhou espaço exclusivo no terceiro pavilhão. Como uma das ações de sustentabilidade da organização, os pavilhões são chamados de Araucária, Hortênsia e Plátano.

No comando do evento desde a criação, Marta Rossi diz que o Festuris não é apenas uma feira. “O turismo é feito de pessoas para pessoas, e o Festuris é um organismo vivo! Aproveito para agradecer o apoio que sempre tivemos de todos para a realização do evento”, destacou Marta Rossi, citando parceiros estratégicos. A empresária lembra o pioneirismo do Festuris ao propor e apresentar temas importantes para o debate.

IMPACTO ECONÔMICO

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello: alegria, trabalho e muitas realizações 
Em 2022, o impacto econômico em Gramado, devido à realização do evento, foi de R$25 milhões. Com base nas estimativas apresentadas até aqui, além do grande envolvimento do trade turístico com o evento, a projeção da organização é de que a movimentação na economia local seja de aproximadamente R$40 milhões. O volume de negócios gerados na feira, em 2022, resultou no valor de R$350 milhões. Já as perspectivas para 2023 são de R$400 milhões de negócios gerados a partir das reuniões agendadas no evento.

A movimentação econômica que torna o Festuris conhecido como evento de negócios turísticos, que efetivamente gera resultados no momento de sua realização, tem como aliados os espaços segmentados. Green & Experience, LGBT+, Business & Innovation, Food and Drinks, Wedding e Luxury auxiliam o agente de viagem participante na organização de uma agenda com resultados efetivos.

Um exemplo da força da segmentação é o Espaço Luxury. Em sua 8ª edição, a área bateu todos os recordes a pouco menos de 90 dias do início do evento. Com 800m² de área física, os espaços foram 100% comercializados, o que chancela, por parte do mercado nacional e internacional, o Luxury como uma excelente plataforma para realizar negócios neste segmento.

PIONEIRISMO

Marta Rossi e Eduardo Zorzanello em momento de muita emoção
Há 14 anos, o Festuris foi a primeira feira de negócios turísticos a levantar a bandeira da diversidade no Brasil com a criação do Espaço LGBT+. A cada ano, novos destinos e empresas, que atuam também com o foco na comunidade LGBT+, se integram ao espaço. O palco da Diversidade apresenta talks sobre o mercado turístico do nicho, além de trocas de ideias com personalidades LGBT+.

CAPITAL HUMANO

A indústria do turismo não existe sem as pessoas. Fato! Nesta engrenagem estão os empreendedores e os profissionais do setor que formam o capital humano, tema da edição ANO 35 do Festuris. Com esse mote, o evento terá mais de 100 horas de conteúdo com palcos espalhados pela feira. O Meeting Festuris acontece nas manhãs dos dias 10 e 11 de novembro, no pavilhão Plátano.

O maior palco de conteúdo do turismo da América Latina terá, entre os palestrantes, Dado Schneider, criador da marca Claro; Roberto Argenta, presidente da Calçados Beira Rio S.A; Adrian Ursilli, diretor geral da MSC no Brasil; Luiz Fernando Reginato, especialista em marketing; Tiziana Ludwig, diretora do Instituto Ludwig e Poloni; Caio & Aninha Mudalen, consultoria e planejamento em viagens; Luciano Palumbo, criador de conteúdo digital do Turismoetc; Aldo Leone, presidente da Agaxtur Viagens; e Simone Pereira, CEO do Hotel Marajó. O ingresso do segundo lote custa R$399,00 e o terceiro R$449,00. O agente de viagem tem valor especial ao adquirir o Meeting, R$170,00.

PROGRAMAÇÃO MEETING

DIA 9

10h às 20h - Credenciamento - SERRA PARK

19h30 - ‍Cerimônia Oficial de Abertura - Palácio dos Festivais (É obrigatória a apresentação da credencial para acessar a cerimônia de abertura. As portas estarão abertas a partir das 19h.

DIA 10

8h30 - Abertura Oficial MEETING FESTURIS "O maior palco de conteúdo do turismo da América Latina!"

9h00 - Capital Humano - A chave da reconexão entre humanos & negócios

Luiz Fernando Reginato - Economista (UFRGS), Especialista em Marketing (ESPM),

Mestre em Sociologia das Organizações (PUCRS) e Conselheiro de Administração (IBGC).

9h35 - O agente, a experiência do cliente e os nichos de viagens

Aldo Leone Filho - Presidente da Agaxtur Viagens

10h00 - Autenticidade Digital - Como criar, promover, segmentar e converter nas

plataformas digitais

Caio Mudalen - Real State Development e Financial Investments

Aninha Mudalen - Consultoria e Planejamento em Viagens

Luciano Palumbo - Diretor de Novos Negócios na Redatoria Nacional e criador de conteúdo nos canais digitais do TurismoEtc e Dicas de Curaçao.

10h45 - ESG e o Futuro dos Cruzeiros - um compromisso com o turismo e as viagens sustentáveis

Adrian Ursilli - Diretor geral da MSC no Brasil

Apresentadora - Rita Vasconcelos - Vice-presidente de Relações Institucionais - Abav/RS

DIA 11

9h00 - Liderança Positiva: novo líder para uma nova era. Tiziana Ludwig - Diretora do Instituto Ludwig & Poloni

9h25 - Mulheres que transformam Simone Pereira - CEO do Hotel Marajó - Mulheres Fortes do Norte. Tia Iara - Fundadora da Tia Iara Turismo - “Aos 80 sem parar!” Empreendendo no turismo com energia e otimismo na melhor idade.

Moderadora: Patty Leone

10h30 - Cultura Humanista - uma jornada de desenvolvimento pessoal e profissional Roberto Argenta - Presidente da Calçados Beira Rio S.A

11h05 - O mundo mudou… bem na minha vez! Dado Schneider - Doutor em Comunicação

Informações: www.festurisgramado.com ou nas redes sociais @festurisgramado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário